"PAZ, SE POSSÍVEL. VERDADE A QUALQUER CUSTO." (MARTINHO LUTERO)

sábado, 10 de outubro de 2009

Significado da Palavra RA TIM BUM

Recebi esta materia e me interessei pelo tema, pesquisei e resolví postar para esclarecer a muitos que ficam em dúvida do que acreditar. resolvi fazer uso dessa ferramenta poderosa que é o Blog.

Há na net (http://www.henriquedsc.blogspot.com/) uma teoria de que a palavra RATIMBUM seja uma invocação de maldição demoníaca, como você pode ler abaixo, mas encontrei uma materia no blog: http://www.ibvonline.com/2009/08/o-ra-tim-bum-verdade-ou-mito-da.html

> RATIMBUM é uma palavra mágica usada pelos magos
> persas na Idade Média. Em rituais satânicos, elas eram
> pronunciadas assim e ao contrário fazendo o mestres dos
> magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem os
> proclamou.
>
Por muito tempo cantamos inocentemente um "parabéns" pra alguém que está
> aniversariando. Mas até aqui tudo bem.

> O que muitos não sabem é que depois da música vem um tal
> de ratimbum(isso significa: eu amaldiçoo você) muitos não sabem,
> mas os demônios se divertem em muitas festas até cristãs.

> Esse ratimbum é pronunciado até para os pastores e
> devemos tomar cuidado porque é essa mesma a finalidade do
> maligno.

> Muitos não sabem porque acontecem tantas coisas
> misteriosas depois de uma simples festa de aniversário.

> Deixo aqui o meu alerta a todos os que leem essa mensagem
> porque a obra do

> maligno é essa:
> festejar a ruína do homem.
>
> Existiu até certo tempo um programa
> infantil numa determinada emissora de TV (castelo ratimbum)
> que significa "castelo da maldição".

> Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois
> amaldiçoa-la?

Irmãos tomemos muito cuidado.. Passem isso
> adiante...que Deus nos guarde!!!
>
Detalhe que depois de dizer ratimbum, se pronucia o nome do
> aniversariante várias vezes...

2º versão: www.adoradoresibv.blogspot.com/2009/08/o-ra-tim-bum-verdade-ou-mito-da.html

Alguns irmãos, inclusive eu, pesquisaram sobre o assunto a fim de que não se espalhem males entendidos no meio do povo de Deus. O mais completo e sintético estudo nos foi passado pelo irmão Gustavo Serafim, suas palavras estão a seguir:

Mais abismado do que com a criatividade em se criar "lendas urbanas" as vezes até com supostas "fontes" eu fico é pasmo de ver como essa combinação crentes + internet + lendas tomam proporções absurdas.

Tenho a felicidade de ter nascido em um lar evangélico e de ter acesso a internet já a bastante tempo. Com isso, e mais uma certa curiosidade em conferir a veracidade das coisas que circulam na net (o mínimo que todos deveriam fazer) resolvi escrever sobre o assunto.

Como se já não bastasse aquele email sem noção e que enche o saco de tanto receber, sobre um filme chamado 'Corpus Christis' que vai sair em breve (detalhe que vai sair em breve desde 2001 que circula este email!!) contendo cenas de relações homossexuais, agora tem este do RÁ-TIM-BUM.

Como diz em Oséias 4:6, "O meu povo é destruído por falta de conhecimento".

Ainda no caso do email do filme, acreditem que teve (e ainda deve ter) igrejas orando e fazendo campanhas contra a veiculação de um filme que nunca nem existiu!!!!

Da mesma forma, agora que está na moda algumas palavrinhas no nosso CRENTÊS, a palavra maldição ganha mais força do que deveria.

Bom, pra isso aqui não ficar muito comprido e ninguém ler, vou falar só do email do rá-tim-bum e pronto.

Pra variar um pouquinho, nada que comprove esta teoria do RÁ-TIM-BUM significar maldição, os textos que fazem referência a esse fato carecem de informações básicas tais como: livro extraído, data de publicação etc. ou seja, não são fontes confiáveis.

Mais uma coisa, se essa é uma palavra de encantamento dos Druidas Celtas porque só existe no Brasil?

Bem, segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, a palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, é a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! - TARARÁ TIM BUM, para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA... e ficou só o RÀ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro.

Além disso, existe também uma teoria bem interessante e bem aceita no meio acadêmico como você pode conferir na Revista FAPESP http://www.revistapesquisa.fapesp.br/Suplemento_USP_70_anos.pdf) que o bordão "é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum", incorporado no Brasil ao Parabéns a você, é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas da década de 1930.

"É pique, é pique" era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como "pic-pic" porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo.

"É hora, é hora" era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: "É meia hora, é hora, é hora, é hora".

"Rá-tim-bum", por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome.

O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante Ponto Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje: "Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá,já, tim, bum".

Como isso foi parar no Parabéns a você? "Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário. E desfiavam seus hinos", conta o atual diretor da faculdade, Eduardo Marchi, de 44 anos, que relembrou a curiosidade em seu discurso de posse, dois anos atrás.

De qualquer forma este tipo de "criação" sempre vai existir, acreditem que tem um igreja de uma cidade vizinha aqui que trocou o parabéns por vembens porque você está "profetizando" pra parar os bens para a pessoa!! Aí, como diz meu pai, tenha a santa paciência, viu!

Provérbios 26:2 - "Como o pássaro no seu vaguear, como a andorinha no seu vôo, assim a maldição sem causa não encontra pouso"
___________________________________________________________________________________
Estas são as duas versões e cabe a cada um tirar suas próprias conclusões.
Graça e Paz!!!

291 comentários:

1 – 200 de 291   Recentes›   Mais recentes»
Naldino disse...

Parabéns pelo blog!!!

edmar disse...

A BÍBLIA DIZ: PARA NÃO TRAZERMOS COISA IMUNDA A NOSSA CASA, EM VEZ DE FICAR ARRUMANDO DISCULPA PARA PODER CONTINUAR CANTANDO.
EU FAÇO A TODOS APENAS UMA PERGUNTA: POR QUE É TÃO DIFÍCIL NÃO CANTAR? VISTO QUE TEMOS UM RICO VOBABULÁRIO CHEIO DE FRAZES ABENÇOADAS PARA NOSSOS FILHOS E PARA AQUELES QUE NOS AMAMOS.
PENSE NISTO!

Eduardo disse...

Edmar,

Não acho que seja desculpa nenhuma. Por fatos como esses, que nós, evangélicos, pensamos no nosso umbigo primeiramente, enquanto tem vários indo pro inferno por sua culpa, por minha culpa, por nossa culpa. O povo que se diz "convertido" e "fiel" acha muito mais simples não cantar o "RA-TIM-BUM" e ser um santo, do que não fofocar no domingo na igreja. Prefere achar que a Proctle e Gamble é uma empresa satânica, da igreja do diabo, e não comprar nenhum produtos deles, a estar sonegando o dizimo todo o mês.

Edmar, Deus nos deu capacidade de raciocinar, e internet não server so pra porcaria. Então, antes de comentar algo, raciocine primeiro, pense no que vai escrever. E ao preferir dar ouvidos a qualquer e-mail que chegue em sua caixa, procure pesquisar a fonte dela, antes de repassar pra seus amigos. Não faz mal nenhum ser um pouco entendido, doque simplesmente pensar em "Na duvida não vou fazer!!!".

will disse...

Edu ... Parabéns. Não sou Evangélico mas admiro pessoas assim como você que além de todos os ensinamentos proféridos pela sua religião não tapam os olhos para a necessidade de não simplesmente concordar, mas sim, questionar e buscar o por quê das coisas, para aí sim espalhar o real conhecimento.

Abraços

Will

WANDEIR disse...

Meu irmão Fabricio, quais foram as tuas fontes de pesquisa sobre a frase ra tim bum? Favor passe-as para nós. Gostariamos tambem de ter acesso. Grato. Pr. Wandeir

Natalia disse...

Pr. Wandeir.
Bom dia,
No próprio artigo que o Fabrício colocou, ele cita as fontes!!!
Espero ter ajudado!!!
Bjux!!!!

Mary do Fabricio disse...

Queridos,

Nesse ou em qualquer outro tema que cause polêmica, a saída é única: ler, ouvir, buscar ao Senhor... com isso só temos a ganhar.
No final, nosso livre arbítrio, unido à paz que o Espírito Santo nos concede, é o que nos trará a certeza do que devemos fazer e de como reagir.
O Fabricio (te amo!!!) foi muito feliz trazendo as duas correntes de pensamento, fazendo-nos questionar e, ainda melhor, sem dar a opinião dele, para que em nada influenciasse a sua opinião, nem a minha.
Nós respeitamos a opinião de todos e ainda, podemos dizer que os amamos em Cristo.

um grande abraço e muito obrigada pela participação...

Jovens Livres disse...

Se vc acredita ou não que o ra-tim-bum seja um termo pra amaldiçoar. tem um parabéns evangélhico que muita gente esta cantando.


Parabéns pra vc é minha alma quem diz
que o Senhor te abençoe e te faça feliz
Com cristo ao teu lado num doce por vir
que a vida lhe seja um constante sorrir.

ternariva disse...

Parabens Jovens Livres.Nao basta só criticaar,é necessario oferecer outra coisa melhor.Voces fiseram isso.RA-TIM-BUM...bençao ...ou maldiçao.Ja que ninguem sabe o certo ,o melhor é nao usar.Ninguem pode ser bobo de comer uma fruta se nao sabe o certo o que é.E se for veneno ?!.Ja que a sabedoria dos jovens livres,nos ofereceram uma letra que sabemos o que estamos falando.Porque deixar o certo pelo duvidoso,nao é mesmo ? Eu vou usar.Nao sou estupida de dar um presente que pode ser amaldiçoado,para uma pessoa que amo.
beijus terna

amancio disse...

oi povo de Deus saudação em cristo, gostaria de parabenizar o meu querido irmão fabricio pela maravilhosa materia.

Angélica disse...

Acabei de receber este e-mail e fui pesquisar na internet, eu acho incrível como as pessoas saem espalhando e-mail sem saber nem se é verdade, como um da gripe suína que assustou muita gente na época da epidemia! Eu assinei TV RA TIM BUM pro meu filho de 2 anos pra evitar que ele veja conteúdos impróprios para a idade dele e sou fã dos programas que assistia na infância como Ratimbum e Castelo Ratimbum, fiquei preocupada com o significado da palavra, mas agora estou bem mais tranquila.
Acredito que muitos evangélicos deveriam reavaliar seus conceitos, afinal de contas, tem uns que dão muito mais crédito ao Diabo que ao nosso próprio Deus, ficão arrumando coisas pra se preocupar e divulgam besteiras sem pensar nas proporções que podem causar!!!
Que bom que eu não sou a única evangélica que busca informação!!!

Abraços

Angélica

lirio disse...

ÓTIMO PARABÉNS O POVO É MUITO BURRO ACREDITA EM TUDO....ADOREI A MATÉRIA RA TIM BUM
BJSSSSSSSSS

lirio disse...

ÓTIMO GOSTEI O POVO É MUITO BURRO ACREDITA EM TUDO
ADOREI A MATÉRIA RA TIM BUM

Fabrício de Souza Pinto disse...

Irmãos, quero agradecer de coração as visitas e principalmente os comentários que TODOS vocês tem deixado neste post.
Eu tenho a perfeita consciência de que cada um de nós temos nossas próprias opiniões e respeito a todas elas, como vocês podem ler. Eu postei as duas teorias para que o leitor decida no que acreditar, se não quiser dizer a palavra, bem, se preferir dizer, tudo bem também, o que vale é vermos os dois pontos de vista e decidirmos pelo mais coerente.

Só peço que não se agridam um ao outro com palavras duras pois não é esse o desejo de Deus, mas sim que nos amemos e nos suportemos um ao outro, não diminuindo nem desmerecendo ninguém, pois só assim seremos conhecidos como filhos de Deus e discípulos de Cristo.

Que Deus abençõe a TODOS!!!

Camila disse...

Acredito que quando você está a comemorar mais um ciclo de vida de uma pessoa, você não está querendo amaldiçoá-la, nem oferecer cultos idólatras ou coisas parecidas como muitos dizem.É um momento de comunhão entre a pessoa que completa mais um ano de vida e as pessoas queridas. Cabe a cada um ter sua própria visão, e lembrar de parar e refletir sobre o nome mais poderoso, nome sobre todo e qualquer nome: Jesus. Vc abençoa a pessoa qdo lhe diz: "Que Deus abençõe e ilumine seus caminhos.." Quanto ao Rá - Tim - Bum..pense que é apenas expressão de alegria, aos que se encomandam, troque a palavra digam A-le-lu-ia e se pensa que cantar 'parabéns' vc esta desejando que a pessoa não receba bem algum, cante : 'venha bens à vc'. O único propósito é comemorar o que Deus concedeu a pessoa - mais um ano de vida - Não procure o mal, aonde ele não existe ' a maldade está nos olhos de quem vê' se seu coração é cheio do Espírito Santo de Deus..é isso o que vai passar para a pessoa e nada mais! Agradecida por pdoer participar dessas postagens, um abraço, e fiquem na graça e paz de nosso Senhor!

Anônimo disse...

Ola a todos.
Esta história toda parece um tanto estranha. Se voces fizerem uma pesquisa na internet vão achar apenas "ecos' desta mesma mensagem ou informação, todas recentes...
Se voce procuram em algum site em ingles, ou colocar as palavras ratimbum (juntas ou separadas por espaços ou traço) vai acha apenas em portugues este assunto...
não remete a nenhum conteúdo em outro país. resultado isto surgiu aqui...
alguem imaginou ou inventou este conteúdo e encaminhou....
tudo o demais é repetição ou comentário sobre esta mensagem...

Lembro me a algum tempo ocorreu o mesmo com a Hello Kity, que diziam ser um monte de coisas...

isto tudo nos torna refens de rumores, boatos...
o povo de Deus tem que ser ousado e não medroso.
Muitos tem medo do "errado" medo de pecar... e acaba não fazendo mais nada...
Não devemos agir por medo...
Temos a Paz de Deus como testemunha em nossos atos, Jesus quando orou por nós disse ao Pai, "não peço que os tire do mundo mas que os livre do mal..."
não precisamos sair por aí indagando se é ou não "consagrado ao mal", como quando Paulo fala sobre as carnes sacrificadas...
Não estamos deliberadamente pecando contra Deus, se houver algum mal nisto o Senhor nos irá livrar dele...

esta procura por uma santidade de sacrifícios não leva a nada...
muito pior é quando temos pecados conscientes, os quais não vencemos ainda, e que as vezes cometemos repetidas vezes ou outras ações que a Palavra de Deus claramente condena e muitas vezes relevamos ou ignoramos...

Devemos ser maduros, não levados por ventos de boatos. E antes de passarmos algo para frente devemos conferir e ter certeza do que dizemos, ou nos calarmos e aguardarmos no que vai dar. Senão qualquer um pode semear idéias absurdas para tirar a liberdade de crentes reféns do medo. Ontem foi a hello Kitty, hoje o Ra-tim-bum, quem sabe oi que vai ser amanhã? uma marca de automóvel? alguma bebida? alguma marca de produto de higiene?
e vamos por medo, comodismo, por ignorância (sem consultar mais fontes) e até por aparente demonstração de santidade e sacrifício nos
abstendo de consumirmos produtos ou hábitos que não são impeditivos para a manifestação da glória do Senhor, pois quer comamos, quer bebamos, quer compremos, quer vendemos, quer falemos, quer escrevemos ... tudo seja feito para a honrra e gloria do nome do Senhor.

Samuel Ansay

Anônimo disse...

Na verdade a Palavra "RATIMBUM" é um ononimo de uma frase em tupy guarany dos astecas druidas celtas da região da antiga Pérsia grega,"RAH, TYMBOOM", que quer dizer ("São tantas emoções, Bicho. Mas eu quero que você se exploda"). E Por ser em tupy Guarany é que só existe no Brasil.

E tenho Dito.
Hehehehehehehe

É claro que o que eu disse aqui é uma brincadeira.
Eu acho que estas estórias são invenções de pastores que não conseguem segurar os fiéis falando de DEUS e precisam falar do Diabo.
Assim como tem gente que fala da Disney, e de músicas tocadas ao contrário mas até agora nada comprovado.
Abraços
E que DEUS abençôe a todos.

Anônimo disse...

PERFEITA definição que fizeste
FANATISMO É PECADO
ao invés das pessoas criarem lendas e mitos por ignorância..porque não cuidam das suas próprias vidas , prosperando em Deus e estudando a palavra?

o sacerdote ali no altar em qualquer templo NÃO É DETENTOR DA VERDADE , ele simplesmente dá a sua interpretação para a palavra descrita na bíblia!

as pessoas amaldiçoam mto mais ao sentir inveja , raiva , e pensamentos maliciosos [ não sexuais , mas sim ofensivos , preconceituosos , e fofocas ] do que quando simplesmente pronunciam palavras idiotas que o próprio homem dá a sua interpretação para o mal..como o exemplo do numeral 666....somo nós homens que fazemos o mal desse número , e não DEUS..

"quem detem a ignorância , é quem confia e acredita cegamente na palavra alheia , sem fundamento e conhecimento prévio do assunto

Sir. M. disse...

gostei... dificil achar evangelicos pensantes. pelo menos aki no RN... eu continuarei cantando ratimbum, assistindo o castelo ratimbum assistindo o programa Ratimbum da cultura.. alias antes eu não cantava pq eu nem sabia exatamente oq falavam, mas agora q eu sei que o termo eh Ra-tim-bum vou cantar ^^
não que eu seja encapetado.. mas não acredito q eu amaldiçoaria alguem falando isso.. e essa questão colocada pela outra linha de raciocinio, se os druídas ou magos eram celtas ou sei lah oq... pq soh no brasil cantamos assim? os druidas celtas chegaram ate aki soh pra cantar parabéns pra você... em fim
vlew a informação

gutus disse...

Sempre cantei parabêns pra vc desde criança e nunca soube que era palavra de maldição canto até hoje e minha vida sempre foi abençoada e maldição nenhuma chegou ou chegará a minha tenda que Deus abençoe a todos

Anônimo disse...

Acabei de receber esse e-mail dizendo o significado da palavra ratibum.Se é verdade ou não eu não sei, porém desde quando me converti o parabéns que é cantado pelos evangélicos é esse o que foi citado logo acima.A verdade é que esse mundo já pertence ao maligno.Muitas coisas ao redor se não tudo o inimigo já toma conta.Alguém aí já sabe o significado do natal?Ou o significado de pegar uma arvore e encher de enfeites?Ou colocar pisca -pisca na casa ou na arvore?Olha que não é preciso de fontes para achar o significado disso.Para ser mais claro.Não precisa de internet para nenhum tipo de pesquisa ou sabedoria. A bíblia (palavra de DEUS) responde tudo. Não precisamos da internet e nem nada que vem desse mundo.Jesus nunca precisou. Então nós que se mostramos os santarrões do mundo. Se um ímpio vem e ler esses comentários eles vão rir de nós por estarmos discutindo uma coisa tão tonta porém obvia. Até com parabéns vamos tentar louvar a DEUS.

jamile disse...

Bom, eu só acho uma besteira esse povo que não acredita ficar jogando a culpa em cima dos evangélicos !
Assim como nós, os demais de outra religião também podem pensar assim.
E eu tenho pra mim que cada um deve respeitar as diferenças!
Eu, como muitos aqui, acabei de receber o e-mail. Não sou muito de pesquisar sobre isso mas estava escrito nele "pesquise no google se quiser" então despertou minha curiosidade, acabei achando o blog e fui ler a postagem. Achei muito nobre da parte do Fabrício não influênciar a nossa leitura.
Mas penso que o que realmente importa está no coração de quem sente, não nos olhos de quem vê!
Saudações Critãs a todos !

Anônimo disse...

até que,venha bens para voçê nesta data querida ia ficar legalzinho....




kkkkkkkkkkk

BATISTA disse...

PORQUE ENTÃO A INVÉS DE PRONUCIAR ESTA PALAVRA NÃO DIZEMOS: "TE DAMOS GRAÇAS SENHOR POR MAIS UM ANO DE VIDA"?

Raidson Jenner Negreiros de Alencar disse...

Tenho uma sugestão para substituir o "É pique, é pique, é hora, é hora..." é assim:

"É crente, é crente, é crente, é crente, é crente, que ora, que ora , que ora, ora, ora pra Jesus"

ACHEI EM DEUS disse...

Bem, se verdade ou mito ... Não sei... Mas a palavra de Deus nos diz que nao ha nada incoberto que naovenha a ser revelado... e nada melhor do que pedir direção e sabedoria de Deus, e creio que o Espirito Santo trará ao nosso coração a verdade .

Enquano nao se sabe de verdade ou mito .... Cantemos


Parabés pra vc nesta data querida muitas felicidades muitos anos de vida !
É benção , é benção , é Benção de JESUS ! uM FIN DE SEMANA ABENÇÕADO NA PRESENÇA DE DEUS !

Marcus disse...

Na verdade são contada duas histórias. Aí a pessoa tem que ser cheia do Espírito Santo,cheia de intimidade com Deus para discernir qual é a verdadeira e a falsa. Mas prefiro cantar assi: É CRENTE,É CRENTE,QUE ORA E ORA E ORA E FAZ JEJUM.

Beijão para todos! Lembrando que fazemos parte de um corpo e temos que fazer de tudo para vivermos com o corpo sádio.

Deus os abençoe!

Paulinha disse...

Por via das dúvidas, cantem assim:


Ao invés de "é pic, é pic, ..., cantem: "é crente, é crente, é crente, é crente, é crente, que ora, que ora, que ora e ora e ora, e faz jejum, fulano, fulano! ;)

Deus abençoe a todos!

Iza disse...

Boa noite a todos.

Amei o site e a matéria. Não sou evangélica, mas sou crente mesmo assim!
Acredito que Deus nos protege de todos os males, visíveis e invisíveis, e que se O temos em nossos corações, nada nos atingirá, basta crermos que Ele é nosso escudo e entregarmos todos os dias em suas mãos.

Deus abençoe a todos!!

Fabrício de Souza Pinto disse...

Queridos Irmãos!

Gosto muito e até incentivo para que vcs comentem as matérias postadas, mas tudo isso sem ofender nem denegrir a imagem de ninguém. Os comentários grosseiros e ofensivos eu excluirei imediatamente, pois este blog tem o objetivo de aprimorar a vida espiritual da família.
Que Deus abençõe a todos vocês.

Anônimo disse...

Assim como todos aqui, eu também tomei conhecimento sobre o fato da Palavra Ra-Tim-Bum ser algo ligado a maldição, ou Amaldiçoar alguém.

Tenho muito conhecimentos a cerca do efetivo poder que uma palavra pode exercer sobre a vida própria da pessoa que a entoa ou para quem é dirigida.

Primeiramente é importante dizer assim como os mantras, orações religiosas, mensagens de fé, etc, APENAS surtem efeito se a pessoa os FAZ CONCIENTEMENTE, as palavras de maldições também o são!

O que quero dizer é que, uma pessoa que entoa um grande e poderoso mantra, mas o faz mecanicamente (famoso "da boca pra fora"), sem plena consciência mental do seu conteúdo, e na plenitude de sua essência, não o fara surtir efeito algum.

E da mesma forma seria com essa palavra RA-TIM-BUM.

Então vai de cada um! Se você acredita que é uma palavra que tenha o significado de Amaldiçoar alguém, se você crê nisso. E MESMO assim pronuncia esta palavra diringo-a para a pessoa, no final de uma cantiga de parabéns, sabendo do efeito que ela irá causar (por que você acredita nisso), então você irá mandar uma mensage com negativas proporções, vibrações, abrindo porta para elementais negativos.

Agora se você acredita que não passa de uma palavra, que tenha um significado qualquer, menos esse. Então de nada importará a utilização dela! Pois o seu sentimento para com a pessoa, o que você deseja no momento da pronunciação dessa palavra, é que a pessoa seja FELIZ, EM PAZ, TENHA MUITOS LONGOS ANOS de vida pela frente!

Enfim, o poder da palavra está na consciência, na essência de quem as pronuncia, com a intenção de que essa própria pessoa deseja dar para o que fala.

Fiquem com Deus.
Abraços

Fabrício de Souza Pinto disse...

Por continuarmos recebendo comentários agressivos volto a lembrá-los:

Queridos Irmãos!

Gosto muito e até incentivo para que vcs comentem as matérias postadas, mas tudo isso sem ofender nem denegrir a imagem de ninguém. Os comentários grosseiros e ofensivos eu excluirei imediatamente, pois este blog tem o objetivo de aprimorar a vida espiritual da família.
Que Deus abençõe a todos vocês.

Fabricio de Souza Pinto

Ana disse...

Parabénss pelo post!! Também acredito "mais na versão da Igreja Batista de Vinhedos e não creio que haja maldição no termo "RATIMBUM""²
:D

Arts & crafts disse...

Gostei mto da sua pesquisa!
Acabei de abrir tal email e pensei... vou pesquisar pra ver se não é apenas loucura de crente!!! Tb sigo a Cristo mas penso que cristãos tb devem raciocinar, e busca tb lógica nas coisas e não aceitar tudo de primeira. Da msm forma que a biblia nos ensina a julgar uma profecia tb devemos colocar alguns crivos em determinadas informaçoes, ao inves de ficarmos nos privando de tudo e de todos por causa de "lendas cristãs" Senão daqui a pouco vamos acabar cantando vembens e fazendo campanha contra filmes que não existem... miserica kkkk

Caio disse...

Sensacionalismo é a alma do negócio. Tem pessoas que ao invés de se alimentarem da palavra de Deus se alimentam dessas histórinhas mirabolantes. Se Deus não guardar a cidade em vão vigia a sentinela. Que Deus é esse que servimos que não pode nos proteger contra uma "possível" palavra mágica? "...Sobre sua tenda óh Israel não vale encantamento, sobre sua tenda óh Israel está a benção do Senhor..." Mesmo que isso fosse verdade o Deus Vivo nos guardaria, não tema o diabo, simplesmente tenha comunhão com Deus e o resto é só o resto.

Anônimo disse...

Fabrício, sou da igreja católica apostólica romana, acredito fielmente no mesmo Deus que o seu, e senti um certo alívio em ler seu post comentando sobre essa palavra, principalmente porque a minha prima (ela é evangélica)que amo muito levantou essa questão há poucos dias. Espero sinceramente que tenhamos mais fé na força de Deus em nossas vidas e que possamos assim dar valor a situações realmente sérias. Vou continuar cantando Ratimbum em festas, porque meu Deus não me desampara nunca.
Abraços e foi um prazer.
Ana Paula - Brasília/DF

Anônimo disse...

Olaaaa
gostei mtooo do blog
realmente é isto que acontece no nosso mundoo...
os "crentes" e cristões fanáticos hj em dia acha que tudo vem do maligno
São pessoas como você com conhecimento e sabedoria de Deus que nos fazem continuarmos firmes na nossa fé
Fica com Deus

washington luis inchauspe disse...

Seu Fabricio: sou espirita mas gostei do seu trabalho, parabéns,é muito mais coerente continue assim.

wellington disse...

Não consigo entender porque foi tão fácil para infundir a palavra ratimbum, e vejo tantos opositores, quando se fala em remove-la, na dúvida e eu tenho pois as fontes como foi apresentada pelo amigo pesquisador três versões, na dúvida eu êxito procuro outro caminho aqui em casa nós substituímos por " é crente é crente, que ora e da glória, glória, glória, groriaaaaaaaaaaaa, amem!.

mariana disse...

''RATIMBUM'',REALMENTE PARECE UMA SIMBOLIZAÇÃO MALIGNA,MAS SE NÃO FOR??
ACREDITO QUE TODO SER HUMANO JÁ CANTOU ESTA MÚSICA,MAS NUNCA TEVE NOÇÃO DO SIGNIFICADO DESTA PALAVRA.
TAMBÉM Ñ ACREDITO NISTO,POIS SOU EVANGÉLICA,E QUEM Ñ É??
SE FOR POR ISSO TODOS NÓS ESTAMOS AMALDIÇOADOS!!!

Anônimo disse...

Olá a todos que comentaram ou apenas leram e minha saudações ao autor do texto.
Quero primeiramente parabenizar sua intenção, Fabrício, em tentar influenciar de forma positiva os que possuem sua tendência religiosa. Contudo, quero transmitir a todos os leitores minha angúctia em perceber que apesar de estarmos num século de evoluções onde a informação é acessível a qualquer um, observamos tanta ignorância e pobreza intelectual.
É muito fácil justificar nossa nostalgia, nossa preguiça, nossa conformidade, estamos acostumados a ouvir sem questionar, aceitar sem entender e assim, nos assemelhamos a um povo medieval que ouviam e latim e diziam amém.
É um absurdo alguém veicular que uma simples onomatopéia, tenha o significado de amaldiçoado e tanta gente acreditar,ou mesmo, "ficar na dúvida", simplesmente porque alguém disse. Não há como não perceber o conceito de massa não pensante nessas circustâncias.
Traduzido de que idioma?
Significa baseado em que?
Se eu te mandar um email dizendo que Feliz natal ou feliz ano novo significam, vá para o inferno ou Satanás te quer, tenho certeza que uma criativa história sem nenhuma referência, muitos de vocês repassariam. Portanto sinto pena.
Daí o fato de tanta gente acreditar que vocês são adestrados, bitolados e até mesmo alienados. E o pior, justificamos nossa falta de interesse em pesquisar em querer descobrir a verdade, e nos consolamos dizendo una aos outros para orarmos e pedirmos orientação a Deus para saber se podemos cantar RA TI BUM, minhas lamentações. Acredito na fé, respeito muito a fé de cada um de vocês e confesso Cristo como senhor e salvador, mas também admiro as habilidades de Cristo em conversar com fariseus e outros e sua inteligência que pena que nesse aspecto Cristo tem pouco seguidores, o povo de Cristo perece por falta de conhecimento, pra ser sincero não sabia se ria ou se chorava ao ler alguns comentários. Cada um é livre para ser ou não bitolado ou outros adjetivos perjorativos similares, mas o fato de querer influenciar outro a também ser torna-se inadimissível. Me faz pensar na falta de cultura, nas eleições, nos plebiscitos, na cidadania e me faz concluir porque a nação se encontra nestas condições, e o pior, oramos a Deus pelas mudanças, por melhoras, quando essas coisas depende muito mais de nós do que do Senhor.Mas existem pessoas como vc Fabrício, pelo amor de Deus influencie seu povo...

Pajé disse...

Vocês ficam estudando para saber quem sabe maius, quem esnina mais e coisa e tal, me lenbra de uma "história" antiga de um jovem querendo saber os segredos de Deus e Deus lhe disse para contar as gotas de água dos oceanos que seria mais fácil, Deus não que que vocÊs saibam quantas feridas Jesus teve no calvário, e sim que Ele esteve no calvario por vocÊ, teologias, aprendizados, e outros não levara ninguém ao céu, o mal existe, a biblia nos diz isso, basta então afastarmos do mal, pronto, não precisamos saber das obras do mal e sim afastarmos do mal,Servir a Deus é simples são apenas 4 passos: ACEITAR (Jesus com salvador} OBEDECER, PEDIR E RECEBER, esse é o ciclo para servir e ser abençoado por Deus! TEOLOGIA PODE ATÉ TE LEVAR PARA O INFERNO, MAS PARA O CÉU O QUE LEVA É SO A MISERICÓRDIA DE DEUS.

Anônimo disse...

eu sou evaNGELIGA E ACREDITO NA PRIMEIRA TEORIA PQ EU JA SABIA DISSO E ESPERO QUE NAO CANTEM MAS ISSO PQ O INOMIGO QUER PESSOAS FRAGEIS QUE SAO DE JESUS CRISTO ENNTAO SE LIGUE COM DEUS MAS AINDA E PESSA PROTEÇAO PQ O NEGOÇ6IOY É SERIO BJS ADOREI O BLOG QUE DEUS ABENCOI VCS A PAZ

emilly disse...

eu sou evangelica e eu acredito na primeira teoria que diz que isso é mito ta muito enganado pq isso é verdade gente do mundo que nao sabe das coisas de cristo gente leiao a biblia nela diz : que naotrazarmos coisas imundas a naossa ksa mas vcs devem se tocar e pararem de cantar isso bjs e pra quem é evangelico desejo a paz e que deus nos abencoe
bjs

Cátia Cristina disse...

Primeiramente, A Paz de Cristo a todos!

A seguir...
Engrossando o coro dos comentários estou eu aqui... Contudo, devo antes concisamente contar...
Hoje acordei... E de repente me assustei com minha própria sombra... Lembrei-me do e-mail que recebi – Significado da palavra Rá-Ti-Bum...

A Palavra do Senhor diz em Mt 10: 26 Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto que não haja de ser conhecido.

Percebi que o Senhor deseja tratar conosco de forma muito clara... Entretanto, nossas causas obscurecem nosso entendimento... Perdemos a visão... Nossos olhos de águia (para quem tem), nossa sabedoria...
A sabedoria diz sim que há força nas palavras... Todavia... Temos a autoridade para pisar na cabeça da serpente... Assim... Nada mais coerente do que fundamentados na Palavra buscarmos a verdade contida nestas palavras... Cuidando, porém, para que não sejamos tolos na compreensão que nos é dada pelo Pai.

Lc 10:19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.
Bom... Quero dizer com isso que pessoas (não importa o seu meio) discursam... Discursam... Discursam... Algumas palavras são vazias... Outras... ganham a força porque vieram do coração... E corações desejosos ou enganosos, infelizmente são encontrados até mesmo em templos e igrejas.
Há àqueles que simulam a língua dos anjos... “Exortam” em línguas estranhas... E no final... O coro na Igreja é um sonoro e estrondoso: Amém!... Todavia, o que foi despejado pela boca deste falso profeta não se deseja nem a um inimigo...

Mc 13:22 Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos.

Cátia Cristina disse...

Há algum tempo atrás... A televisão, um simples meio de comunicação foi vista como satânica... Muitos irmãos declararam... E assim... se fez... Atualmente assistimos gratuitamente em nossa casa violência, perversidade, valores morais e sociais totalmente deturpados... E o povo padece... Por falta de conhecimento como diz a Palavra...

Oséias 4:6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.

Entendo humildemente que há uma acomodação espiritual no povo do Senhor, e o pior do que a acomodação é a certeza de que faz o certo refutando em muito os ensinamentos do Próprio Senhor...
Amados... Inteligência não foi estrutura pelo Nosso Deus aos animais... Sabedoria tem como destinatário, eu, você... Nós... E conhecimento não é pecado...

Quando me assustei com minha sombra... Entendo que por vezes deparamo-nos com situações que nos parece e somente é treva porque é o desejo do nosso coração... Em outras... Recebemos de bom grado o que se assemelha a bênção... Acreditamos ser bênção... E quando acordamos do conto... Era apenas um conto... Ou pior... Maldição...
Porque deveria eu temer a um simples Rá-tim-bum? Se muito pior é o que germina em meu coração contra o meu irmão? Se prefiro falar o tempo todo no culto... Ao invés de ouvir a Palavra que sustenta o meu viver... Se não cuido dos meus lábios ainda impuros pelo pecado da cobiça... Do adultério, do assassinato (pois é... Assassino meu irmão toda vez que tramo contra ele)... Bom! Nesta esteira... Fica a indagação...
Sou “dona” de uma comunidade no Orkut... Jesus – Este Nome tem Poder - Na verdade criada pelo Espírito Santo – uma mensagem a cerca de palavras vãs...

E hoje o Senhor me possibilita asseverar... Estamos discutindo o valor do Rá-Ti-Bum... Mas alguém que já postou ou que ainda postará já parou em analisar a enxurrada de novas palavras ou expressões que invadem nossos lábios???
Pela misericórdia do Senhor vou repetir só para que vocês lembrem: “Jesus apague a luz”, Jesus me abana”... “É a treva”...
Estes palavras foram repetidas vezes proferidas: Malhação, Caminho das Índias e Caras e Bocas (títulos das novelas e programa da Rede Globo).
Amados o pior de tudo é que com larga alcance na sociedade, os repetidores destas frases... expressões... São nossas crianças... O futuro da nação... São àqueles a quem o Senhor incumbiu para serem os guardiões de Tua Palavra... São àqueles a quem devemos ter o mesmo coração...

Lc 18:16 Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus.

Neste momento... Amados... Não se trata apenas de sermos hermeneuta ou exegeta... Trata apenas de termos o coração voltado ao Senhor para ouvir... A curiosidade, a sabedoria ou s simples descrença deve levar o homem a perquirir...

Cátia Cristina disse...

Finalizando amados...

Nossas opiniões são as nossas verdades, todavia não elevemos demasiada importância as nossas próprias convicções... Peçamos ao Pai... Sabedoria... Discernimento... Olhos de águia para darmos o devido valor às informações que nos chegam... Processemos sem os achismos espirituais, ou a soberba dos sábios... Trabalhemos com relevância acurada... Para que não sejamos intolerantes com nossos irmãos em Cristo...

2 Co 4:6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Graça e Paz amados...
Fiquem na PAZ!

Fátima viana (Faé) disse...

OLá Amado muita Paz!!!

Eu estava procurando uma resposta e continuo a pesquisar sobre essa tal palavra:ra ti bum....foi muito bom conheçer o seu blogger. Eu já ñ falava essa palavra pois achava estranha e dentro de min soava mal,enfim meu coração guiado pelo Senhor me pedia para não falar mais.abraços. e gostaria de pedir permissão para colar tal arquivo no meu blogger!!

Fàtima Viana
http://fatimalevita.blogspot.com/

Ricardo Marilio disse...

O que temos que ter em mente e que devemos sim pesquisar e nos atualizarmos, para termos nossa opnião, o crente pode e deve ser racional sim! Nos dias de hoje não podemos mais nos permitir sermos influenciados por lideres religiosos que muitas vezes não são preparados intelectualmente e nem espiritualmente, os mesmos obtem uma garagem, espalha meia duzia de cadeiras, dão o título de uma igreja e tentam manipular as mentes fracas tal qual a sua.

lique disse...

graça e paz à todos, fico indignado ao saber que pessoas ao invés de amar o seu próximo ficam procurando palavras ou produtos como já houve anteriormente para amaldiçoar seus entes queridos, temos que orar muito por nossa nação para que haja pessoas mais conhecedoras da palavra de Deus, para ajudar-nos quando surgem tais comentários, pois desde que me conheço por gente sempre cantamos tal canção e graças a Deus somos uma família abençoada, creio que há outras maneiras mesmo que camufladas de amaldiçoar alguém, meus parabéns por este blog Fabrício precisamos de mais pessoas como você. abraços

Anônimo disse...

Que a PAZ do SENHOR JESUS, esteja com todos!!!
A "PALAVRA DE DEUS" diz para analizarmos tudo e retermos aquilo que for bom, e ainda conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Então não nos esqueçamos que DEUS nos deu um dom que é realmente uma benção: O livre arbítrio. Porque só assim Ele conhecerá seus Verdadeiros Adoradores. " Buscar-me-eis e achar-me-eis, quando me buscardes de todo vosso coração". E graças a DEUS que todos nós temos cada um, uma forma diferenciada de opinarmos sobre esse assunto. DEUS não quer um povo medroso, mas prudente. E acima de tudo isso que ame-mo-nos uns ao outros, porque essa é a vontade DELE. De fato, se não somos capaz de amar o que vemos, como podemos afirmar que o amamos??? Onde estão os Verdadeiros Adoradores???
A questão seria usar ou não usar essa palavra???
Minha opinião: Bom seria que tivéssemos mais fontes sobre esse assunto para não andarmos pronunciando o que não sabemos o significado, então porque não trocarmos essa palavra por outra com significado mais coerente, ou objetivo, o que seria mais óbvio???
Não, mas é tradição, é costume cantarmos assim... E daí??? Se somos o SAL da terra, somos a diferença mesmo. Ou andamos segundo os costumes humanos???
Não sei se alguém já percebeu, que por causa dessa sonoridade que é agradável aos ouvidos, que há várias músicas do " Axé Baiano", que, ou são retiradas dos terreiros de candoblé, ou faz mensão aos deuses deles. E ninguém tá nem aí porque é cultura, se é capaz de trazer "alegria", porque faria mal??? MISERICÓRDIA.
Todas as religiões dizem que conhecem DEUS, e tem medo DELE, ou nem isso sentem. Mas é bem verdade que quase nenhuma está disposta a amá-lo, e a seguir seus preceitos. Como se pode dizer que sou filho do DEUs altíssimo se ando com um emblema que significa DEMÔNIO??? Um exemplo é a marca dos pneus de uma motocicletas que é recorde de vendas quase todos os anos... Pode olhar que vai estar lá CITY DEMON ou coisa parecida... e a tradução disso não é " CIDADE ABENÇOADA". Igualmente a marca de uma famosa maionese HELL MANS, também não significa "HOMENS BONDOSOS".
DEUS quer um povo SANTO(= separado). e não um povo que é submisso ás paixões do mundo,e a vaidades, como a moda, por exemplo. Pensem bem, reflitam e escolham o que for coerente. Lembre-se: " Conhecereis a verdade, e ela vos libertará" e se o SAL for insípido, para que serve então, se não for para ser pisado, humilhado, submisso e escravo sabe lá de quem.

dark.eagledark@hotmail.com

Cortina Preta disse...

Bom, em primeiro lugar: Não sou evangélico
segundo: Não sou justamente por causa de pessoas que pensam da forma demonstrada nesse e-mail do Ra-Tim_bum
terceiro: nunca conheci um evangélico que pensasse antes de aceitar o que diz um pastor ou o que quer que seja.

Acho que ó posso te dizer parabéns. É bom saber que ainda existem pessoas que procuram a verdade, não esperam que ela bata à sua porta. E uma dupla satisfação em saber que é uma pessoa de um meio onde tantos são cegos para a verdade.

Anônimo disse...

Eu não quero polemizar mais o tema mas se você moça que deixa seu filho assistir Castelo Ratimbum por não ver nada de errado, vejamos?! Não sei se ratimbum significa ou não, mas um castelo que tem esse nome moram uma serpente, e dois bruxos, e é cheio de magia em todo ele, sim claro de uma forma branda, mas coisa boa não é... Vejamos mais a fundo a realidade, eu não deixo meu filho assistir e achar que bruxaria e magia é uma coisa boa e não maléfica, uma que NÃO É DE DEUS. paz do Senhor

Antônio disse...

A Paz do Senhor a todos, O Senhor tem dado aos seus filhos a grande dádiva de podermos usufruir da sabedoria que vem do alto através do Espírito Santo de Deus, temos porem que pedir a ele, para que em qualquer circunstâncias da vida terrena, possamos destruir através do nome de Jesus toda cilada do diabo,por isso que devemos nos vigiar, orar e nos informar, e o povo de Deus unidos num só propósito, passarmos as verdades para aqueles que ainda estão fora da palavra de Deus, isso é uma forma de evangelizar os povos, é o ide do Senhor, devemos mostrar a clareza do evangelho e deixar as claras as impurezas do mundo, como as palavras Subliminares que escondem somente coisas demoníacas e destroem vidas espiritualmente e fisicamente, vamos mostrar as verdades dessas palavras, parabéns pelos artigos/blog, A Paz.

Anônimo disse...

Boa matéria. O ra tim bum parece ser mesmo inofensivo. Acho que nós cristãos, principalmente nós, evangélicos, temos que tomar muito cuidado com certas teorias que surgem a respeito de alguns temas. Um outro exemplo disso é que no youtube existem vídeos dispostos a provar que algumas músicas da Aline Barros e aquela música do Régis Danese (entra na minha casa, entra na minha vida...), se cantadas ao contrário, revelam adoração ao demônio ou coisa parecida. Sinceramente não acredito. Nem coloquei os vídeos pra rodar, pois não se sabe a quem interessa que essas palavras sejam pronunciadas em nossas casas. Muita gente cai em armadilha por pura curiosidade. Por conta de acreditar em coisas desse tipo é que muitas vezes somos ridicularizados por irmãos de outras religiões. O Senhor abençoe a todos!

Anônimo disse...

Boa materia, se em tudo que falamos e vemos estiver o demonio, Deus se tornara mentiroso. O que voce santifica a Deus é de Deus, não importa o seu credo religioso.

michele disse...

acho absurdo as pessoas ficarem sempre arranjando coisas pra falarem.....eu acho que independente do que singnifique a palavra ao cantar ninguem esta mesmo desejando a maldiçao, ninguem sabe entao como a pessoa vai ser amaldiçoada se ninguem realmente esta desejando aquilo, e sinceramente isso pra mim foi uma invençao ridicula!

leticia disse...

A Paz! Olha irmãos com esse e-mail que também recebi, me lembro de uma vez há alguns anos, que saiu uma conversa que nas reuniões do inferno cantavam Parabéns.
Olha hoje os desenhos estão muito violentos o Castelo não é violento,mas lá tem uma bruxa.Tem um desenho na Globo que o mocinho se chama satã, vê se pode?

VILMA KARDEC disse...

ACHO QUE DAMOS MUITA FORÇA AO DEMÔNIO....NÃO ACREDITO QUE ESTEJAMOS TÃO INDEFESOS, EU TENHO UM DEUS E EU ACREDITO NA SUA PROTEÇÃO...AS VEZES FALAMOS UMA PALAVRA COM UM SIGNIFICADO BONITO E NO ENTANTO FALAMOS COM TANTA MALDADE...ACHO QUE A BOA INTENÇÃO FALA MAIS ALTO QUE QUALQUER SIGNIFICADO...NÃO SOU EVANGÉLICA, MAS TAMBÉM SOU CRISTÂ...AMEMO-NOS UNS AOS OUTROS.

VILMA KARDEC disse...

AHHHH PARABÉNS PELO BLOG...ADOREI...

Dani Mendonça ♥ disse...

recebi esse email do rá-tim-bum e pra variar...fui ver se encontrava algo no sr. google e me deparei com a matéria do seu blog...mto bom! acredito q posso confiar já q é um blog cristão ^^rsrsr...não aguento + receber esses tipos d emails "pega-cristão"...um outro email recente q recebi fala sobre projetos de leis contra o povo de Deus..leis que estão para ser aprovadas que dizem coisas como: cultos com portas fechadas, nda de pregação em ruas e blah blah...outro email q não acredito inteiramente, uma vez que nossa Constituição coloca a liberdade ao culto como cláusula pétrea,ou seja, só com uma nova constituição para mudar o texto de lei[ e no país q estamos mudar a constituição totalmente é meio difícil né?!]....o q será q quer com essa circulação de lixo nos emails quem começou a espalhar?!...q passamos a focar nossa oração em coisas falsas?!....vamos tomar cuidado galera e antes d mais nda pesquisar direito o assunto do email antes d repassar...bem..sem mais.!^^

IRWWE disse...

oi pessoal,

assim como o dono do blog, eu nao quero influenciar a ninguem. recebi hoje esse email e a primeira coisa que fiz foi pesquisar algo na net a respeito, o que pouca gente faz. a maioria das pessoas aceitam de imediato, e isso causa muitos problemas e geralmente cria fanaticos em qualquer area, principalmente religiosa.

o que tenho a dizer e o que acredito é o seguinte:

a intenção por trás das palavras é o que importa.

ex: se pegarmos uma criança e gritarmos com ela: NÃOOOO. provavelmente ela se sentirá repreendida. e se gritarmos com a mesma tonalidade: SIMMMM. se observarmos bem, ela se sentirá do mesmo modo. portando a palavra nao influencia e sim a intenção.

mas com adultos que tem uma certa compreensao das palavras, isso gera um efeito diferente. vai depender de COMO ELE "OUVE" a palavra.

em certos casos vemos pessoas que na frente de alguem fala palavras bastante bonitas, mas que no coração nao deseja nada daquilo que falou. porem, se o ouvinte as aceitou, entao para ele as palavras sao verdadeiras.

devemos ter o maior cuidado em falar, principalmente besteiras, pois nao conhecemos as mentes das pessoas e nao sabemos como as mesmas irao reagir a certos habitos.

portanto quanto ao ra-tim-bum.

se todos cantam, eu canto tambem mas com sentimento e intenção de benção para a pessoa.

porem se a pessoa acredita na maldição, com certeza nao cantarei, pois embora minha intenção seja boa, na mente da pessoa que ouviu será realmente algo ruim.

espero ter ajudado.

qualquer duvida, podem mandar email: itarodrigo@yahoo.com.br

LUCIANE ARRUDA FURLAN disse...

FANTASTICOOOOO...

achei o máximo o que vc fez... PARABENS... alias encontrei seu blog porque recebi um e-mail exatamente como vc descreveu e simplesmente achei o fim, sabe nem nunca leio esse tipo de divulgação que pra mim é vã, mas esse por incrivel que pareça resolvi ler e senti em meu coração... hummmm... nada haver, bom pra nao estender muito... destesto essas divulgações das coisas e do nome de DEUS via internet, melhor ABOMINO, mais uma vez parabens e obrigada...

LUCIANE ARRUDA FURLAN disse...

FANTASTICOOOOOO...

achei seu bolg justamente por conta de um e-amil que recebi com as exatas palavras que vc escreveu, o fim essas coisas serem divulgadas por internet e mansagens e tal tal... mais fim ainda é quem acredita e fica passando pra todo mundo...
penso que as coisas de DEUS são superiores a tudo isso, coisas tão pequenas... creio que antes de passarmos adiante qualquer tipo de informação devemos averiguar a veracidade da informação...

PARABENS E OBRIGADA... coisas como essa que vc faz deveriam ser muito mais divulgadas pra ver se assim as pessoas entendem que as coisas de DEUS não se devem ser feitas desta forma tão , eu entendo assim, VULGARMENTE FALADAS, ESCRITAS E PASSADAS A DIANTE...

Fernanda disse...

Fabricio,

Como todo ser humano curioso que se preze,assim que recebi o email do RA-TIM-BUM, fui pesquisar pra ver o que achava de informação,

Até chegar ao seu Blog,
Então, pra deixar registrado minha passagem e agradecer sua contribuição para tirar aquela pulguinha atrás da minha orelha ^^
resolvi deixar um comentário ^^

Muito Obrigada
Boa sorte
e que Deus o Abençõe^^

xauxau

Anônimo disse...

Parabens Fabrício, a grande dificuldade hoje e formar crentes que pensem (pesquizem) é muito mais fácil ficar criando coisas, inventando, criando medo nos mais fracos do que fortalecê-los com a verdadeira Ppalavra de DEUS, exige menos, ler e prequizar é muito complicado. Só que o reino de DEUS é de vitórias, coragem e não de medos. Amei sua explicação, e fiz como os crentes de Bereia (Atos 17) e fiz uma longa pesquiza tambem, pois estava preocupado com isto e achei suas fontes seguras. O texto de provérbios 26.2 caiu como uma luva.
Você já imaginou o tempo que quem descobriu que lendo o rótulo da Coca-cola de traz pra frente, gastou? Se ele estivesse estudando as Escrituras, quando edificação ele teria tido, ao invez de ficar achando chifre em cabeça de cavalo?

"Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Seu irmão

Lucas disse...

facil, cantem:
"Muitos bens pra vc, nesta data querida,q o Senhor te abençoe e ilumine a sua vida!!
Com jesus ao seu lado,com um doce por vir,q a vida lhe seja um eterno sorriso"
Essa musica foi inventada pela minha mae q eh pastora de uma igreja do evangelho quadrangular daki de belo horizonte

Bruno disse...

Eu tenho o seguinte pensamento:
Como alguém pode ter tanto tempo para "viver a vida inteira" pesquisando sobre maldição, isso ou aquilo é fabricado por x e y empresa que é da igreja do diabo e tudo que acontece na vida da pessoa é culpa do demônio, não se pode ter uma dor no dedão do pé que é "coisa do demônio", poxa vida! Tudo na vida dessas pessoas é coisa do capeta...
Deixo uma mensagem para essas
Que Deus tenha misericórdia de vocês e que busquem mais a Deus e parem de ficar buscando a tudo que vem de satanás.

"A boca fala do que o coração está cheio."

elizamara disse...

Ola Fabricio
eu acabei nao lendo todos os comentarios entao se eu repetir alguma coisa foi sem querer
rsrs

Bem, eu ouvi falar dessa "maldiçao" do RA TIM BUM na festinha de aniversario de priminhu
um pastor disse e ele mesmo afirmou nao ter certeza.
Eu axo q se agente gasta tempo e esforço para espalhar uma coisa q nao temos certeza, pq nao espalhar o q ninguem aki tem duvida: Q Jesus nos ama e eh nosso Salvador!!! Seria muito melhor...

PARABENS pelo blog

Rosangela disse...

Oi sabe li alguns comentários, uns acha isso babagem outros acham q é realamente serio, eu simplismente acho q não existe mentira sem uma ponta de verdade, onde a fumaça há fogo, então por via das duvidas eu acho q não devo cantar e sim digo aos outros presente sobre o assunto, como um dia começou um dia vai acabar isso de cantar palavras q na verdade nós não sabemos a origem verdadeira so ouvimos comentários, então o prudente não vai em lugar onde se diz ter onça solta. e na palavra de Deus diz q quem tem discirnimento vindo de Deus verá oque muitos não veêm.

Angela disse...

Sou evangélica, nascida em lar cristão. Acredito em maldições, e sei que o diabo é astuto. Porém, convenhamos!!! Quem pode mais em minha e na sua vida??? Não será um "para bens" nem um "ra-tim-bum" que roubará sua benção! Creia Deus é maior e pode muito mais!!! Quando isso estiver te encomodando demais, saia para evangelizar, tem muita gente precisando do amor de Deus!
A Paz do Senhor!

Anônimo disse...

Palavras de Jesus Cristo, o Filho de Deus: "... de toda palavra ociosa que os homens disserem, hão de dar contas no dia do Juízo... porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenados...!" Mt.12. 36e37. Não vou lhes dizer, que por vias das dúvidas não falem, mas vou lhes afirmar, se alguem tiver alguma dúvida, CATEGORICAMANETE NÃO FALE, NÃO CANTE, E NEM SE QUER APLAUDA, pois a PALAVRA DE DEUS em Rm.14. 23 nos adverte que TUDO o que provem de dúvida é pecado!!! Então, se o teu coração não te condena, MAIOR é DEUS, do que o nosso coração,e conhece todas as coisas...! 1Jo.3.20 e 21.
Contudo sem esquecermos que, "... enganoso é o coração do homem, mais que todas as coisas!!! Jr.17. 9

Deus nos abençoe!!!
"Porque TODO joelho se dobrará, e TODA língua confessará, JESUS CRISTO É O SENHOR!!!"
Rm.14. 11

SarahRemanescente.

Onésimo Ferraz disse...

Parabéns, irmão! Alguém tem que substituir a teologia "caça às bruxas" por um salutar hábito de usar este presente que Deus nos deu, o cérebro, pesquisando antes de sair falando coisas por aí, e ajudando a diminuir o monte de e-mails terroristas que enchem nossas caixas de email. Deus nos abençoe!
www.conversandopelocaminho.blogspot.com

sandra cristo disse...

Sandra Cristo

O apóstolo Paulo resume bem qual deve ser nossa posição quando aconselha à Timóteo :

" Não deis ouvidos à fábulas de velhas caducas "

Além disso, em Filipenses 4:8-9 ele diz:

"Finalmente, irmãos,tudo o que é verdadeiro, tudo o que é justo, tudo que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, SE ALGUMA VIRTUDE HÁ E SE ALGUM LOUVOR EXISTE,
'' SEJA ISSO O QUE OCUPE O VOSSO PENSAMENTO. ''

Creio que isso resuma bem qual a vontade de Deus para nós.

Abraços.

Evans disse...

Evans

A Paz do Principe da PAZ,

Não se pode afirmar que a polêmica foi criada por evangêlicos. Mas considero que estamos vivendo um momento de comunhão cristã que nos permite compartilhar até esses tipos temas. Vejo de forma muito positiva para todos, pois a preocupação não foi simplesmente criar problemas. Acredito que é fruto daquelas pequenas preocupões em não darmos chance ao que possa ser algo de conteúdo até maligno e que ás vezes se passa como inofensivo. Afirmo que ra tim bum e outras coisas que cantamos, até na igreja, devem passar por questionamentos. Se é onomatopeia digo que pode até ser palavras que coincidem com outras que foram usadas para amaldiçoar, mas não posso provar que isso é assim.No entando é tão claro para mim que são palavras que não abençoam, não acrescenta o bem desejado no Parabéns. Ora se nos tornou uma dúvida não devemos mais cantá-la e se não é duvida cantá-la é muito pobre diante das várias novas sugestões de versões com palavras abençoadoras. Vejo que é hora mesmo de eliminarmos coisas assim da nossa vida e do nosso meio. Veja, apenas no Brasil existe essas palavras no Parabéns. Então o que impede que, assim como elas surgiram, possam surgir outras que desejamos como já foram sugeridas aqui e que são muito, muito mais inteligentes do que um simples "ra tim bum" que já está batidíssimo. Lembre-se: "Sede santos em toda a vossa maneira de viver...".

Um grande abraço.

Vanessa Marsden disse...

Ola!

Vira e mexe recebo estes emails de familiares e amigos e procuro sempre esclarece-los sobre o assunto (nao so retorno o email, mas retorno a toda a lista que recebeu). Concordo com vc quando diz que nao ha necessidade de se criar lendas urbanas. Isso 'e s'o supersticao. Muito bom o post e continue o bom trabalho.

Com os melhores cumprimentos

Anônimo disse...

PAZ SEJA COM VCS,
ENGRAÇADO QUANDO RECEBI ESTE EMAIL, CONGREGO EM UMA IGREJA EVANGELICA, E ME ESTRANHEI AO OUVIR PELA PRIMEIRA VEZ, O PARABÉNS QUE ELES CANTAM É SEMPRE DIFERENTE. E AO RECEBER ESTE EMAIL, FIQUEI UM POUCO SURPRESA. POIS LÁ É CANTADO NO MESMO RITIMO, MAS É CANTADO ASSIM:
PARABÉNS PRA VC...NESTA DATA QUERIDA....COM JESUS AO TEU LADO...
ETERNIDADE DE VIDA...
E CONTINUA(É BIG...ÉBIG...É HORA..)
NA IGREJA É ASSIM: É CRENTE...É CRENTE...QUE ORA...E ORA....E ORA...A-LE-LU-IA....VIVA(NOME DA PESSOA).ACHEI MUITO LEGAL, E DESDE JÁ, O ANIVERSARIANTE É ABENÇOADO...
ABRAÇOS

Anônimo disse...

Graça e paz a todos os leitores e irmaõs em Cristo.
Antes de escrever, li quase uns 100comentários na internet sobre esse e-mail, após minha esposa receber e me falar. Pra resumir minha opinião quero deixar uns pontos bem claros e creio que a maioria vá concordar ou entender, mas tambem aceito qualquer critíca bíblica sobre minha opinião.
Essa (suposta) ou outra maldição qualquer não tem o poder de tirar a salvação de ninguém, pois a salvação é graça do Deus.
Nenhuma maldição tem efeito sobre a vida de um Cristão, porém sobre todos os outros poderá ter.
Nenhum Cristão inconcientemente amaldiçoará alguém.
Porém como Cristãos devemos largar todos os custumes pagãos, após o novo nascimento, ou pelo menos esse deveria ser o nosso desejo. Aprovo que se cante um canto Cristão.
O inimigo conhece o poder de Deus e sabe que será derrotado, porém ele se contentará com tudo de mal que Deus lhe permitir fazer com qualquer pessoa, ou qualquer pessoa a menos para louvar o grandioso Deus. Ele se alegrará com qualquer pecado ou fraquesa que algum filho ou não filho de Deus tiver.
Penso que tem algo sim pra ser discutido ou esclarecido, mas não tão grave e nem tão novo e assustador.
Parabeniso todos que colocaram sua opinião de forma respeitosa ou pesquisaram sobre o assunto, creio que todos ganhamos com essa compartilha.
Ao Deus Criador toda honra e toda Glória para todo sempre. Amém
Márcio

Anônimo disse...

Acredito que o problema aqui seja a falta de interesse em se buscar os fatos. Infelizmente os evangélicos, que sempre se consideram corretos e nunca ouvem os outros, mais uma vez preferem ouvir aos seus colegas religiosos e aos seus pastores ao invés de buscarem a verdade.
Rá-tim-bum, até que se prove o contrário, são meras sílabas (onomatopéicas ou não) e realmente não fazem mal a ninguém.
Aliás, vocês evangélicos, podem tudo no Senhor de vocês que os fortalece... por que tanta aflição?

Assinado,

Deísta

Anônimo disse...

Para Deísta.
Como via de regra;
Quem é filho de Deus, houve aos seus irmãos ou a palavra de Deus.

Quem é do mundo, houve o mundo.

Isso não te parece bem claro e óbvio?

Tu já ouviu o evangelho de Cristo?
Qual é a prova que precisas para acreditar na morte e ressureição de Jesus?
Um abraço e que Deus te abençõe.
Márcio.

Alessandra disse...

ALELUIA!Ainda bem que existem crentes cultos.Sou evangélica e estou cansada de ser taxada de inculta por causa disso. São essas tolas crendices que se espalham pelo meio evangélico acabam dando a impressão de que ser crente em Jesus é acreditar em tudo sem discernimento ou razão crítica. E aí me pergunto qual a diferença entre acreditar nessas tolices ou em simpatias e horóscopo? Pra mim não existe. Temos que, como propagadores da palavra de Cristo,sermos cautelosos e sábios ou no mínimo informados.
Parabéns irmão Fabrício.
Que a paz do Senhor esteja sempre contigo.

Mariana Silveira disse...

Parabéns pela matéria, não acho que devemos ignorar as coisas que trazem o mal, mas também temos que buscar as respostas verdadeiras pra o que escutamos por aí. Se me permite um comentário, gostaria de externar minha opinião de que o Mnistério é de Deus, e me sinto muito incomodada sempre que vejo "Ministério de 'fulano de tal'".

Andre Luiz disse...

PAZ E GRAÇA AMADOS !
A MATÉRIA EM QUESTÃO É INTERESSANTE POIS CHEGA A DIVIDIR OPINIÕES ENTRE UM POVO QUE SE DIZ CRISTÃO...É FATO QUE SE É UM MOMENTO DE SE REFLETIR, ENTÃO VAMOS REFLETIR, ESTAMOS TÃO PREOCUPADOS COM UM RA-TIM-BUM QUE NEM SE SABE A ORIGEM AO CERTO, MAS NÃO NOS PREOCUPAMOS COM O LIXO QUE ENTRA DE SEGUNDA A SEGUNDA ATRAVEZ DA TELEVISÃO, PROGRAMAS TAIS COMO MALHAÇÃO-BIG BROTHER BRASIL-NÓVELAS ( E COLOCA NÓ NISSO RSRS),PROGRAMAS DE AUDITÓRIOS GUGU E CIA, DEZENHOS TAIS COMO CAVERNA DO DRAGÃO,URSINHO PUFF E MUITOS OUTROS...PQ NÃO SE COMENTA ISSO ???
VAMOS ACORDAR PARA REALIDADE!!! O DIABO NÃO ESTÁ BRINCANDO !! ESTÁ DENTRO DE NOSSAS CASAS COM A SUA E A MINHA PERMISSÃO, É PRECISO VIGIAR,E ORAR... É PRECISO DESPERTAR...E ENQUANTO PERDEMOS TEMPO COM ALGUMAS COISAS ( NÓS EVANGÉLICOS )MUITAS VIDAS ESTÃO INDO PARA O INFERNO.
QUE DEUS POSSA DESPERTAR-NOS ENQUANTO AINDA HÁ TEMPO !
FICA NA PAZ !
MEU E-MAIL- andreluizplus@gmail.com

Fabrício de Souza Pinto disse...

Querida irmã Mariana Silveira,

Realmente o ministério provém do Senhor Deus,porém ele o dá a alguém e continua a nutrir este ministério com a graça do Espírito Santo. Imagine que alguém lhe de uma bela muda de rosas, mas lhe ajudar, essa pessoa passa todos os dias na sua casa, entra no seu quintal e rega essas rosas pela manhã e pela tarde, da mesma forma cuida afugentando possíveis insetos etc. As rosas são suas pois foram lhes dadas de presente, mas aquele que lhe presenteou contunua cuidar delas e nutri-las para que estejam sempre belas no seu quintal. Veja algumas referências Bíblicas: Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (Atos 20.24) Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério;(Romanos 11:13), Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;(2 Corintios 6.3), Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. (2 Timoteo 4.5)
Espero que eu tenha conseguido te esclarecer. Deus te abençõe!

Gama disse...

Gamaliel Alexandrino Dc. IP de Tucuruvi/SP, atualmente na IPA de Cuiabá/MT.

Amado, realmente buscar conhecimento e entendimento na palavra, sem foi, é, e sempre será, a coisa certa a se fazer.
Parabéns ao amado que pesquisou e nos trouxe muito bem, material para a reflexão, e a luz da palavra de Deus, sendo sábdios e não nécios, entendamos e rejeitemos qualquer coisas que não provenha da palavra.
Como também diz meu pai, "não podemos impedir que um pássaro voe sobre nossas cabeças, mais podemos impedir que ele faça ninho em nossa cabeça".
Um forte abraço em Cristo e estejam sempre bem, firmes em sua palavra.

Anônimo disse...

Aff, se existe um significado real para essa palavra, é óbvio que não é certo ficar falando, mas agora to confuso com uma coisa, pois nunca, mas nunca ouvi alguém gritar ra-tim-bum em aniversário, em que lugar ou em que país se diz isso após o parabéns pra você? xD



Ass: D.R.A.L

Ágna Suellen disse...

N adianta cantar benção para as pessoas sendo q o coração tá cheio de imundices, vc estaria amaldiçoando da mesma forma, por isso RA-TIM-BUM sendo uma maldição n terá efeito algum se vc n o desejar de coração...Acredito na segunda teoria... Ser cristão é tb abrir os olhos p o conhecimento, pesquisa e n acreditar em qlqr coisa q te mandam.. Bjs

Debora Roman disse...

A PAZ AMADO DO SENHOR!
AQUI VAI UM VERSÍCULO DA PALVRA DE DEUS, PRA TODOS QUE TEM O OUVIDO SENSÍVEL AO ESPÍRITO SANTO:
"MAS O MANTIMENTO SÓLIDO É PARA OS PERFEITOS, OS QUAIS, EM RAZÃO DO COSTUME, TÊM OS SENTIDOS EXERCITADOS PARA DISCERNIR TANTO O BEM COMO O MAL. Hb 5:14"
COMENTÁRIO DA BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL:
Quem é fraco e imaturo na fé, não tem sensibilidade nem discernimento espiritual para perceber o que é bom e o que é mau nesta vida e aquilo que honra a Deus e o que o desonra. O crente espirutualmente maduro, por outro lado, é aquele que tem seus sentidos espirituais treinados para distinguir claremente entre o bem e o mal mediante a prática constante da justiça e da obediência à Deus e a sua palavra. Este crente aprendeu a amar a justiça e a odiar a iniquidade, tendo uma mente renovada segundo os princípios da justiça(Rm 12.1,2). E POR SER CAPACITADO PELO ESPÍRITO SANTO PARA VER AS COISAS DO PONTO DE VISTA DE DEUS, está apto a receber o alimento sólido da sua Palavra e crescer segundo a estatura completa de Cristo(Ef.4.13).
O que creio, e mediante a palvra de Deus digo isto("nem uma folha cai de uma árvore, se não for da vontade de Deus"), é que não foi em vão que Deus permitiu que esse assunto viesse á tona, lógicamente ele quer que nós como seus filhos exercitemos nossa intimidade com o Espirito Santo, pois só assim Ele nos dará o discernimento correto á respeito de todas as coisas. Pois a palavra de Deus também nos diz: "Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguem é discernido. ICo 2:15"
Então vamos permanecer unidos como corpo de Cristo, e buscar cada vez mais de Deus, pois somente ele tem resposta pra todas as coisas.
Que Deus os abençoe sempre!

SOU EDUCADORA disse...

Que a Graça e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com os queridos irmãos. Bastante interessante a questão da expressão RATIMBUM, porém creio que devamos nos aprofundar ainda mais e questionar a existência e a prática da comemoração de aniversários. Sou convertido a pouco tempo, mas ainda não ouvi falar de comemorações de aniversário nas Escrituras Sagradas. Também não há nenhum mandamento do Senhor a esse respeito. O versículo 12 do Salmo 90, faz uma alusão a contar os nossos dias, mas não menciona comemorações. Irmãos, devemos buscar resposta também para esta questão. Como surgiu, o que significa o bolo; e as velas?... e por aí vai. Devemos fazer todas as coisas à luz da Bíblia e pedindo nosso Deus em oração instrução e sabedoria. Matheus 7:7 e Thiago 1:5. Eu, particularmente, prefiro apenas celebrar em família, sem bolo nem velas, em qualquer dia da semana. Espero ter colaborado. Que o Deus Altíssimo, que criou os céus e a terra e tudo o que nela há, continue a abençoar a Sua Igreja, que somos nós.
Paz
Fernando e Maria - Porto Alegre/RS

Anônimo disse...

Eu não acho que esta palavra ratimbum seja maldição, pois conheço muita gente, meus pais por exemplo que já cantemos muitas vezes parabéns, e não são nehum pouco amaldiçoados, muito pelo contrário são pessoas temente a Deus e a Ele serviu, servem e servirá.
Prefiro crer no meu Jesus que é a alegria de viver ou morrer para Ele

Anônimo disse...

Fbrício,

para todo entendedor um pingo é letra, antes de todo mundo ficar colocando o que não sabe relmente o significado deveria pesquisar, você está de parabéns pela sua explicação, eu acredito que isso não tem nada a ver com maldição. Não evangélica sou estudiosa de uma doutrina que não acredita nisso, maldição somos nós mesmos que trazemos para nós quando acreditamos em coisas jogadas no ar como essa matéria, todos em vez de acreditar deveriam primeiro procurar na fonte o verdadeiro significado.

Cândida.

Wayne disse...

Queridos irmãos
Sinceramente, eu fico preocupado quando vejo tamanha discussão por coisa tão pequena. É por isso que há tanta dicvisão no evangelho, tantas correntes denominacionais, defendendo o seu posnto de vista (asssembléia, batista, metodista, presbiteriana, luteranos, congregacionais, independentes etc, etc, etc) Creio que num momento de alegreia, se o nosso coração estar em Cristo, quando dissermos ra tim bum, não estaremos jogando maldição em ninguém. Não existe maldição involuntária. Quando almadiçoamos alguém o fazemos com um propósito definido. Será que nos esqueçamos que estamos na GRAÇA, não na LEI. Parece que estamos vivendo sob um jugo legalista. Esquecemos que Jesus disse que para entrarmos nos Reino dos Céus deveríamos ser como Crianças. E uma criança profere um Ra tim bum com inocência e alegria graciosas. Portanto, irmão que possamos seguir os ensinamentos de Paulo Quer comais, quer bebais, " Quer cantais", o fazei para a glória de Deus!
Marcos

Crismi disse...

PARABÉNS PRA VC pela sua pesquisa..

NESTA DATA QUERIDA que vc esclareceu uma dúvida...

MUITAS FELICIDADES nas próXimas pesquisas...

MUITOS ANOS DE VIDA para ter tempo em outras pesquisas...

Tenho algo pra te falar:
É PIC, É PIC,É PIC...

E agora:
É HORA, É HORA, É HORA...

E não podemos esquecer do:
RÁ TIM BUM!!!

DEUS TE ABENÇÕE!

NÍVIA disse...

Parabéns pelo blog!
Acabei de receber o email de uma amiga. Fui pesquisar antes de ir engolindo tudo que recebo. Gostei da sua postagem. Eu nunca cantei o RATIMBUM, mas mesmo assim, creio que como foi dito várias vezes nos comentários nós cristãos temos nos preocupado muito em mostrar uma imagem de "santidade" baseada não em uma vida na presença de Deus e sim nas aparências. Buscar sabedoria é mais profundo do que a maioria tem realizado!!!

gui_fragomeni disse...

ai gente desculpa, mas fanatismo tem limite!

quanta baboseira, daqui a pouco , o ritual do primeiro pedaço do bolo, será uma invocação oculta ao demônio, as bexigas será uma representação dos espíritos (ou encosto como vcs gostam de falar), e etc e etc... Pq em vez de fikar preocupado com o que acontece em coisas banais, vcs naum ajudam o Haiti? beijos, ah e parabéns pelo post, interessante mesmo!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Este é o problema da onomatopéia, se é assim que se escreve, depende de como você ouve...

MAri disse...

Assim como o Espirito Santo nos usa p compor um louvor (somos inspirados), tb satanas usa os dele, principalmente p enganar o povo de Deus. De quem foi q o Deus tirou o louvor e nos deu, de quem? quem caiu por terra? e satanas era p q do Senhor antes de cair por terra? reflitam, RA TIM BUM tem sentido sim de ser maldição, ainda exitem muitas coisa ocultas q Deus irá nos revelar. Voce colocou que foi feito entre rodas de amigos de uma faculdade... vai saber o que na hora eles estavam fazendo (usando drogas, bebendo) ou até normal. Mas ninguem sabe a conduta deles, será q realmente veio do nada o PARABÉNS p vc. Devemos orar a Deus p nos dá discernimento, ao inves de pesquisar assuntos feitos por homens. Claro e obvio que o diabo ele vem todo ''lindinho'', p enganar o povo. DEVEMOS VIGIAR, muitas coisas ainda estão por vim... o dia da tribulação tá proximo... enfim, eu prefiro nao cantar, faz sentido sim ser uma palavra 'maligna', tanto é q o castelo ra tim bum nao era coisa boa, pq colocou logo esse nome? hem? os irmãos q concordam com a minha pessoa, nao quiser cantar, lá na igreja já cantava a muito tempo antes de saber dessas coisas, vai ai a dica:
ao inves de cantar é pic é pic... sei lá... canta ''É CRENTE É CRENTE, É CRENTE É CRENTE É CRENTE, E HORA E HORA E HORA E HORA E HORA, P JESUS (nao diz seu nome diz várias vezes, JESUS, JESUS, JESUS) ééééé

que o Senhor Jesus abençoe a todos!

Anônimo disse...

MARCELO - MARABA -PA
marcelo_classe@hotmail.com

REALMENTE USAMOS MUITAS PALAVRAS QUE NÃO SABEMOS O SGINIFICADO, APENAS POR QUE VIMOS ALGUEM FAZER E ACHAMOS LEGAL COMEÇAMOS A USAR, E FAZ MUITO SENTIDO SIM RATIMBUM SER MALDIÇAÕ, E CASTELO RATIMBUM SER CASA DE MALDIÇÃO, VEJAM O QUE TEM NO PROGRAMA, BRUXO, FEITICEIROS MOSNTROS, TUDO CONTRARIO A DEUS, APENAS TEM A ILUSÃO CRIADA QUE SÃO BRUXOS BONS, MONSTROS BONS, ISSO NÃO EXISTE NA BIBLIA, A PALAVRA DE DEUS É CONTRA FEITIÇARIA DE QUALQUER ESPECIE NÃO EXISTE DIABO BOM E DIABO RUIM, E O PROBLEMA MAIOR HOJE NAS IGREJA É O TAL DO NÃO TEM PROBLEMA, O QUE VALE E A INTENÇÃO. TEM PROBLEMA SIM E O QUE VALE É O QUE DEUS ORIENTA ATRAVEZ DA BIBLIA E COMO DISSE UMA IRMA,SABE SE LA O QUE ESTAVAM FAZENDO E QUAL INTENÇÃO TINHAM QUANDO FALARAM ESSE RATIBUM. A PALAVRA DE DEUS ORIENTA FUGI DA APARENCIA DO MAL, E SE RATIBUM ESTÁ COM APARENCIA DO MAL DEVEMOS FUGIR DELE. EU PREFIRO FICAR COM A ORIENTAÇÃO DE DEUS E FUGIR DA APARENCIA DO MAL DO QUE DAR UMA DE CRISTÃO FORTÃO E ENFRENTAR DIZENDO QUE NÃO TEM PROBLEMA. TEVE UNS JOVENS QUE ATÉ DERAM UMA IDEIA LEGA DE MUSICA, PALAVRAS TOTALMENTE SEM MISTERIOS, POR QUE NÃO INOVAR COM COISAS BOAS DO QUE FICAR INSISTINDO COM A APARENCIA DO MAL?, MUITO BOA A DISCUSSAO, MAS COMO DEUS ORIENTA, FUGI DA APARENCIA DO MAL. RECONHECER ISSO É HUMILDADE E MOSTRAR QUE ESTAMOS PRONTOS A SEGUIR A ORIENTAÇÃO BIBLICA. DEUS ABENÇOE A TODOS, DEIXEMOS O ESPIRITO SANTO DE DEUS NOS GUIAR.
SIM A MUSICA -------Parabéns pra vc é minha alma quem diz
que o Senhor te abençoe e te faça feliz
Com cristo ao teu lado num doce por vir
que a vida lhe seja um constante sorrir.

Anônimo disse...

Se a palavra ra-tim-bum não tem nenhuma origem maligna, por que a tv cultura colocou esse nome num programa que exibe bruxaria, mágica e etc? Leiam Deuteronômio 18:10.

Anônimo disse...

Se a palavra ra-tim-bum não tem nenhuma origem maligna, por que a tv cultura colocou esse nome num programa que exibe bruxaria, mágica e etc? Leiam Deuteronômio 18:10.

Anônimo disse...

Se a palavra ra-tim-bum não tem nenhuma origem maligna, por que a tv cultura colocou esse nome num programa que exibe bruxaria, mágica e etc? Voces acham que a emissora colocou por acaso? Leiam Deuteronômio 18:10.

valeria disse...

Quando li um e mail que falava sobre isso fiquei me perguntando se não era mesmo verdade! porque nunca tinha me perguntado o que significaria essa palavra. Resolvi pesquisar e encontrei seu blog achei legal que mais pessoas tenham se interessado pelo o assunto e pesquisado sobre ele. Acredito na sua versão e por mais que esta palavra queira dizer que estamos amaldiçoando alguém, o que importa é o sentimento que temos pela pessoa que estamos cantando, a todas as pessoas que eu cantei parabéns e falei ra tim bum pode ter certeza que no fundo do meu coração eu os abençoei eternamente.
Mais uma vez parabéns pelo o blog, muito bom!!!

Anônimo disse...

Parem de dar assunto para boatos criados na Internet, o interesse de quem lançou este boato é exatamente este:
que as pessoas percam seu tempo precioso lendo, pesquisando e comentando uma idiotice gigante como essa ao inves de estar dando dando atenção a seus filhos, a sua familia, seus amigos e até ao seu trabalho.
Um cara tem essa ideia maléfica e divulga uma idiotice dessas na internet e todo mundo fica apavorado... pô, estamos "amaldiçoando" todos os aniversariantes desde o seculo passado!!!!!

Gente, pelo amor de Deus, procurem um serviço, vão brincar com seus filhos, vão fazer um carinho em seus pais(faz tempo que voce não faz?) ou gastem seu tempo com coisas produtivas...

ESQUEÇAM AS IDIOTICES DA INTERNET e deêm atenção a assuntos mais importantes...

Fiquem com Deus!!!

Sandro disse...

Parabéns pra vc é minha alma quem diz
que o Senhor te abençoe e te faça feliz
Com cristo ao teu lado num doce por vir
que a vida lhe seja um constante sorrir.


gostei...

Rudy Dennis disse...

gente, realmente fica dificil se ter uma opinião segura sobre o tema.
o que eu sei é que "onde há fumaça, há fogo". portanto eu julgaria sensato, antes de termos o real significado da palavra ratimbum, que pode ser nada do que comentam por ai, pode ser uma lenda urbana mesmo, por que agente não suprime, pelo menos temporáriamente esta palavra do canto e coloca o nome do aniversariante.
por ex: "é pique, é pique, é pique, é pique é pique. é hora, é hora, é hora, é hora, é hora. da-ni-el, danieeel, danieeel, danieeeeeeeeeeel!".
pelo menos ninguem ficaria constrangido em cantar o no parabens brasileiro.
enquanto isso vamos pesquisando, ate encontrar a fonte mais segura possivel, pois nós Cristãos e criacionistas estamos cansados de ver nos livros de historia que o mundo veio do big-bang, e primatas e tal. então é isso. visitem o blog: quintetocelebracao.blogspot.com
valeu!
Rudy Dennis.

Elaine Abreu disse...

Bom, o que dizer sobre esse email que anda ciculando por aí dizendo sobre o que seria "o real sentido da palavra ra-tim-bum" e dificicl ter uma postura correta do real sentido das coisas... se é realmente uma onomatopéia ou se estava inclusa em sinistros rituais celta ou persas. Como históriadora acredito que em todas epocas existem seus ocultimos, dentro ou fora de seus costumes religiosos. Mas como cristã acredito que Deus sempre leva em consideração as intensÕES de todas as nossas condutas, seje pelo bem ou mal, temos que estar certos de que estamos fazendo o melhor seje o que for temos que estar debaixo da vontade de Deus, agradando a Deus em tudo. Se cantar ra-tim-bum não está ferindo um principio de vc com Deus, cante, brinque, festeje, agora se está conciente que vem do mal então não cante, não brinque, não festeje, mas se caso há dúvidas, busque na sabedoria de Deus, na sabedoria disponibilizada pelo homem que conserteza encontrará uma nova resposta para todas as indagações. De invenções a HISTöria Está Cheia!

LaráH disse...

Nossa! Eu vi essa matéria xerocada que é da minha amiga, e fiquei assustada!Nunca imaginei que todas as pessoas que completam ano de idade, são amaldiçoadas por causa de uma simples palavra!

Anônimo disse...

Na minha opnião, vai de cada um, uma pessoa pode alimentar oq quiser dentro de seu coração, tornando tal coisa boa ou ruim para sua vida dependendo da maneira que a pessoa vê, como por exemplo eu posso achar q a palavra "amor" é ruim e alimentá-la, tornando-a amaldiçoada em minha vida.

Deus abençoe a todos.

Fabio Faith disse...

Muito esclarecedor!!

Douglas Coelho disse...

Gostei muito da matéria Fabrício, até mesmo porque me surgiu essa dúvida na Universidade onde estudo há cerca de umas duas semanas atrás. Digo isso porque um dos meus amigos de classe organizou a festa de seu aniversário, e depois, já na sala de aula, ele fez um comentário a respeito desse assunto, dizendo acreditar na teoria da maldição... Hehehe!!!
Realmente, isso é pura falta de informação, pois confesso que me surgiu a curiosidade. Mas não acho que as pessoas iriam amaldiçoar o aniversariante, até mesmo porque eu acredito que, independente do que a pessoa estiver falando, o que vale mesmo é a intenção, pois mesmo que a palavra Rá-Tim-Bum tivesse esse significado absurdo, o que valeu naquele momento foi a intenção da pessoa que está cantando de parabenizar o seu ente querido ou familiar.
PARABÉNS pela matéria... Nota 10!
Acho até que vou postar no meu blog... rsrsrs!!!
Abraços!!!

Nilma Lima disse...

Obs.: Sou evangélica, professora de EBD (Bibliologia e Hermenêutica), por isso me sinto à vontade para escrever o que está abaixo:

O crente deveria procurar a verdade, pois "A VERDADE vos libertará" – E qual é a verdade? Jesus e o que Ele disse. E Ele SINTETIZOU (resumiu) toda a LEI e os PROFETAS dizendo: "Amai-vos uns aos outros..."

Pois bem, Ele também disse: "BUSCAI E ACHAREIS", ou seja, QUEM PROCURA ACHA!
Se você procurar "chifres na cabeça de cavalo" vai encontrar, com certeza. Se você, em vez se ler A PALAVRA, se em vez de curtir uma melodia romântica de uma música do Roberto Carlos, uma melodia alegre da Xuxa, etc., ficar girando o disco ao contrário e AGUÇAR bem os ouvidos, certamente VOCÊ vai ouvir a voz do diabo. O diabo não vai estar falando ali, mas VOCÊ VAI ESTAR OUVINDO, nessa NECESSIDADE INSANA que sente de "ouvir a voz do diabo". Afinal, nosso MESTRE também disse que se tivermos FÉ, acontecerá. A pessoa que fica CAÇANDO o diabo em tudo e em todos, CAÇA COM TANTA FÉ que acaba encontrando, e ainda FAZ QUESTÃO de levar um monte de gente a embarcar em sua paranoia.

Da mesma forma que algumas pessoas veem no simples rá... tim... bum! (comemoração que imita sons de instrumentos)uma "maldição", ficam procurando no parabéns um (para bens). Não estudaram, ou ignoram simplesmente prefixos, desinências, enfim, a etimologia... Daí veem também em "danado" a maldição de "condenado ao inferno", sendo que existem VÁRIAS interpretações/sinônimos para essa palavra, dependendo do CONTEXTO. Como diz um padre católico que conheço, devemos ler o TEXTO, incorporado ao CONTEXTO para não inventarmos PRETEXTO.
A propósito: danado, dependendo do contexto e entonação pode significar: difícil; supimpa; fera; maldito; legal, etc.
Parabéns! PARABÉNS mesmo pela matéria.

Nilma Lima

Beatriz disse...

Parabéns,Fabricio!
A reportagem é ótima!!!

Lucycleide disse...

Muito importante essa matéria. Recebi um e-mail a vários dias, repassado por minha filha, que graças a Deus, segue o caminho do Divino Mestre. Fiquei em dúvidas, e nesse final de semana fomos em dois aniversários, e as crianças, na maior alegria, cantavam o pic e o hora, finalizando com o ratimbum. Como uma velha coroca que não sou, pedi que as crianças e as mães não cantassem o ratimbum, porque significava maldição. E a cada olhar eu via um ponto de interrogação. Nesse momento, fiquei em dúvidas, e Deus fez-me recordo dos aniversarios de minha filha, durante dez anos seguidos, e sempre cantando o ratimbum no final, e, ela não foi amaldiçoada, pelo contrario, é uma serva de Cristo nos seus 18 anos. Nunca deu desgostos pra nós, e se prepara para a faculdade de psicologia. Hoje, busquei na internet, o significado da palavra ratimbum, e cheguei até você. Parabéns pela materia, muito esclarecedor. Respeito todas as opinioes e religioes, e sempre vigio o que meu filho de 05 anos ve na tv, e procuro ensinar a ele o caminho correto de Deus nosso Pai. Um grande abraço a voce e a todos que buscam esclarecimento e muita Luz.

Raquel disse...

Minha mãe foi a uma festa, e lá cantou o tal Ratibum, coitada, passou por um constrangimento, ela nunca ouviu falar disso, e ninguém soube explicar o porque de não dever cantar, fui pesquisar, e descobri que o significado seria algo relacionado a música, mas hoje recebi um email e resolvi ir mais a fundo pra ter certeza, entendo que tudo o que sai de nossa boca tem poder, quando fazemos uma oração com o coração rancoroso não abençoamos, precisamos colocar amor em nossas palavras pra que possamos abençoar, e nunca se canta RATIMBUM e sim RATIBUM, agora será que também significa maldição. O povo de Deus tem que ter sede de justiça, e antes de julgarmos temos que ter a certeza senão seremos acusadores. Pensem nisso.

Anônimo disse...

rapaz isso que vc faz ´confso e estranho, o que vc tá ganhando? daqui uns dias vc va vir defendendo o 666 e dizendo que são fábulas loucas e até sando versículos dabíblca para confundir ainda mais, que isso é melhor clar a boca do que se passar por um tolo.

Claudio disse...

Parabéns pela análise, Fabricio!

Omaticaya disse...

Existem dois aspectos aí a considerar. Primeiro. A palavra nos lembra e recomenda abandonar o velho homem e renovar-nos. Se na sua consciência essa informação causou extranheza, repúdio, incomodou de alguma forma, minha recomendação é, deixe de praticar, se não, você é livre e livre no Senhor. Não podemos esquecer que o MUNDO jaz no malígno, por definição é tudo que há nele, mas temos alguém que pagou o preço por esse MUNDO de maldades para que fôssemos livres. É simples assim como foi completa e complexa a Sua entrega por nós. Se não confiarmos no sacrifício, no sangue e no Nome do Senhor Jesus, então tudo perde a razão. A palavra não atesta que o que está em nós é maior do que está no mundo? Se essa fé se banaliza ou se perde, não poderíamos comer, beber, vestir, trabalhar, resumindo, nada fazer, pois tudo que tem na vida, neste mundo está consagrado a santos a deuses, em rituais, rezas, mandigas, pactos. Se formos concordar ou aceitar qualquer dessas tentativas, afrontas, a morte, a cruz, o ressuscitar, o estar a destra de Deus Pai, toda glória lhe foi dada e todo o poder, na terra, nos céus e embaixo da terra, será em vão. Tudo passa a ser engano, mentira, baboseira. Agora, pensa bem, analisa, qual vai ser o dano maior? Esquecer quem é Jesus e todo o seu poder e que estamos nele ou aceitar toda e qualquer sugestão de imposição ou escravidão, que o mundo conhece e vive?

Luiz Gustavo disse...

R Á T I M B U M !
M U B M I T Á R !

Edinho disse...

Boa noite!
Fabricio parabéns pela pesquisa!!!
Também sou evangélico desde que nasci e fico muito triste vendo as pessoas darem tudo pro Diabo! A palavra diz que tudo é dEle por Ele e para Ele!!! Graças a Deus posso comemorar aniversários meus e de meus queridos e cantar com alegria várias músicas porque se deixar a galera da religiosidade só vai andar de tunica, comer pão com peixe e etc... mais uma vez parabéns pelo artigo.
Fica na Paz de Cristo!

Raquel disse...

HÔ anônimo do dia 20 de abril, não entendi por que de tamanha agressividade, temos que aprender a respeitar opiniões, admiro o trabalho do Fabrício, e respeito a opinião de todos que fizeram seus comentários, mas isso não quer dizer que eu tenha que concordar com tudo, e quanto ao 666 é só vc abrir a Bíblia e vai entender, não é uma questão de opinião, agora se vc me disser onde se encontra na Bíblia a palavra RATIBUM e seu significado, vai me fazer concondar contigo, enquanto isso se contente com minha opinião.

sarah disse...

Uma pessoa ja tinha me dito isso e eu acreditei um pouco mas agora que vi pessoalmente estou acreditando mesmo sou evangelica e sempre tive festas de aniversario e sempre foi falado isso no canto. No texto acima diz que sempre nas festas de aniversarios acontecia alguma coisa e verdade na maioria SIM nossa que coisa graças a Deus estou sabendo agora e é verdade mesmo eu sinceramente ACREDITO que essa palavra queira dizer isso mesmo nao discordo comcordo e foi BOM eu saber disto vou avisar pra todas as pessoas eu nas minhas proximas fetas de aniversarios nao vai ter o nome RA TIM BUM eu acredito nesse texto porque elas eram faladas nos magos coisas de magia ritual essas coisas mesmo ehh fikem com Deus ah lembrei agora enventaram um parabens de evangelico fikei sabendo apouco tempo e gostei dessa ideia melhor assim veja:PARABENS PRA VOCÊ É MINHA ALMA QUEM DIZ, E QUE DEUS TE ABENÇOE E TE FAÇA FELIZ COM CRISTO AO TEU LADO UM DOCE POR VIR QUE A VIDA LHE SEJA UM DOCE SORRIR!Bom acho que e por ai.....

Alexandre Vieira disse...

Olá, venho dizer a todos seja você de acordo ou contra a dita palavra. Peço que acompanhe meu raciocínio evitando preconceitos.
Se você não soubesse nada sobre o significado dessa palavra teria deixado de cantá-la?
Seja ou não ela artifício do demônio, quem está com Deus não deve temer Lucifer, pois quem tem real poder é Deus o outro não pode nada.
E mesmo que essa palavra fosse utilizada para fins malígnos, ainda assim o que importa é o que eu desejo em meu coração ao meu irmão, isso sim tem poder. Se disser que jesus te abençoe, mas quero o teu mal isso da força ao malígno.
As palavras mudam de sentido com a cultura, idioma, época.
Em espanhol borracharia é bar, em português temos a manga fruta e a manga da camisa, Lucifer em vem da palavra luz.
Então seja qual for a palavra que você use. Faça com amor que é muito mais importante do que o significado dela.
Independente de suas crenças sobre buscar informações do mundo ou não. Então ame seu irmão seja o que for que você tenha que diser a ele que seja com amor.
Meus préstimos ao dono do blog.
Pedão se minhas palvras ofenderam alguém.
Tudo de bom e que Deus estaja sempre com vocês!

Alexandre Vieira

Tércio godoi disse...

Graça e Paz a todos.

Galera eu confesso que quando recebi o tal email, fiquei pensativo e também fui pesquisar na net apesar de em festas de aniversários a galera da minha comunidade (Comunidade da Graça) já há bastante tempo usar o seguinte refrão: "é graça, é graça, é uma porção de graça, é benção, é benção, é uma porção de benção; Re-ce-ba", no lugar do tal ratimbum.
Bom de qualquer maneira também creio que isso não passa de mais um email sensacionalista tentando atingir e confundir aqueles que costumam se deixar levar por uma monte de besteiras que são jogadas na grande rede mundial.
parabéns pelo blog.

Tércio Godoi

Anônimo disse...

Achei no Yahoo:

São sons de instrumentos de percussão, como a bateria, conjunto de tambores, pratos e sinos.

Rá, reco-reco.
Tim, sino.
Bum, tambor

tem até uma marcha de canaval conhecida como Touradas em Madrid (Alberto Ribeiro e João de Barro)

Eu fui às touradas em Madri
Pa ra rá tim bum, bum, bum
Pa ra rá tim bum, bum, bum
E quase não volto mais aqui
Pra ver Peri beijar Ceci
Pa ra rá tim bum, bum, bum
Pa ra rá tim bum, bum, bum
Eu conheci uma espanhola natural da Catalunha
Queria que eu tocasse castanhola
E pegasse o touro à unha
Caramba, caracoles, sou do samba
Não me amoles
Pro Brasil eu vou fugir
Que é isso é conversa mole para boi dormir

Muito popular na copa do mundo de 1950 quando o Brasil derrotou a espanha no maracanã.

marcos23 disse...

estes pastores pesquisadores fazem terrorismo e medo entre os cristãos. e
e isso não é coisa dos tempos modernos(internet)quem não se lembra dos discos de vinil,das fitas k7 e das antigas fita vhs.o evangelho é cheio de poder,de amôr e moderação, não de mêdo.

Beto disse...

Até quando o povo de Deus irá permitir ser escravo do diabo?
Deixemos de lado essas invenções do ser humano, plantadas pelo inimigo para que os servos de Deus entrem em discórdia.
Foi muito sábio o irmão Fabricio com o tema, mas não estão sendo sábios os irmãos que estão se agredindo por falta de conhecimento e por não buscarem a direção de Deus sobre um assunto que simplesmente deveria ser para um aumento de conhecimento e sabedoria por parte do povo de Deus..
Alguns precisam orar a Deus e pedir a sua direção, antes de proferir palavras agressivas ao seu proximo, mesmo que seja através da net..

Que Deus abençõe a todos.

Anônimo disse...

Parabens pela pesquisa.
Pior que a falta de informacao é a informacao errada.

obrigado,

lirio disse...

NOSSA GENTE NÃO AGUENTO MAIS RECEBER COMETARIOS AFFFF ME ESTRESSOU CADA VEZ QUE ABRIA MEU EMAIL TAVA CHEIO DE EMAILS DO MINISTÉRIO.
FIQUEM COM DEUS QUE EU TAMBÉM FICO E NA PAZ TAMBÉM.

betabastos disse...

Tbm sou evangelica e fiquei horrorizada com o email q recebi, fui procurar informação sobre o assunto e achei teu link. Parabéns pelo estudo completo q vc fez a respeito desta Palavra, achei maravilhoso - estou enviando seu link para mais pessoas pararem de acreditar nestas bobagens....A Paz do Senhor. abraços. Roberta Bastos - Pindamonhangaba-SP

filho disse...

valeu pela pesquisa ; muitos estão acomodado com que escuta e naõ busca o conhecimento e quer tampar o sol com peneira a verdade e a palavra de DEUS..ha dois caminho o da salvação e o da perdição e ai... parabens

gilberto disse...

Se queserem, podem cantar assim:"é crente, é crente, e ora, e ora, e vai, morar, no céu!. Acho que cai bem para um cristão convertido.

Camila *-* disse...

Virei sua fã, recebi esse e-mail e 2 meses atras cantei parabéns ao meu filho, resolvi pesquisar na internet o significado e achei muito boa a sua resposta, ainda bem que existem evangelicos como você........
Alexandra Bloss

Álvaro disse...

Mas o Fabrício deu a opinião dele sim, não viram? Não foi imparcial. Ele não crê que é maldição. O inimigo mais perigoso é o invisível. Pelo sim pelo não, eu não canto mais. E tá cheio de não crente e de crente rude fazendo comentários...

Fabrício de Souza Pinto disse...

Quero informar que eu deletei a parte do texto onde eu emito minha opinião para permitir que cada um tire suas próprias conclusões.

Alvaro, você tem razão no seu comentário. Se eu creio que é ou não maldição, isso não pode interferir na conclusão de nenhum leitor.
Se fosse o caso de uma defesa doutrinária e bíblica, aí sim, seria minha obrigação, à luz da palavra, direcionar, sim, as pessoas ao caminho santo, pois somente pela iluminação da Santa Palavra de Deus podemos encontrar este caminho.

Shalom!

Paolita disse...

Olá, Fábricio. Adorei a sua rica pesquisa sobre o tema e você foi muito inteligente postando as duas versões pra essa história. Eu acredito que muitas pessoas se tornam cativos de lendas por falta da busca por informações comprovadas. Por isso, eu julgo de extrema importância a pesquisa sobre aquilo que nos seja dito antes de que seja passado adiante.
Obrigada pelas suas informações.

Vanderlei G. Bibá disse...

Prezado irmão, a Paz do Senhor.
Primeiramente digo que achei teu blog por um acaso, pesquisando no Google sobre o e-mail que recebi sobre o tal "rá-tim-bum", e fiquei feliz em perceber a lucidez em sua análise, sem aderir à lendas e outras crendices que o inimigo tem lançado em nosso meio. Que por incrível, tem se tornado um meio fertil para "manias espetaculares".
A propósito vi que se formou na EMAD/RJ, meu pai é o Pastor Vanderlei T. Bibá, que já foi professor lá. Você teve aula com ele?
Um grande abraço, parabens pelo blog, e que Deus o abençoe.
Vanderlei G. Bibá (junior)

Danielle disse...

Bom ao invés de praticarmos atos de injustiça, hipocrisia diante dos homens...
Irmãozinhos amados, vamos por todo mundo anunciar a boa nova da salvação, vamos fazer isso pois é DEUS que nos enviou, a colheita é grande mas os trabalhadores são poucos, orem para que o dono da terra envie trabalhadores para este árduo serviço, não vamos ser chatos enviando email deste tipo para nossos conhecidos, vamos enviar email mostrando o que Jesus fez por mim, por vc e por todos nós..
a matéria é ótima, mas não estou com medo~, não me abala e não reenviarei...
Vamos ser perfeitos como perfeito é o nosso Pai que estás no céu, esqueçamos picuinhas e vamos praticar o Ide no nosso trabalho, na nossa vizinhança... não sejemos pedras de tropeço, ao inves dessa palavra vamos não tentar dar mal testemunho, vamos ser a luz para que todos vejam claramente as nossas obra e glorifiquem ao Pai que está no Céu..

bjos amadinhos... :)

Déia Docinho disse...

Creio que a questão cantar ou não esteja se tornando mais importante que a preocupação com o próximo, porque vocês não deixam que o Espírito Santo de Deus toque nos corações, tb creio que ficar julgando quem canta ou não , não seja de nossa alçada, seria melhor pedir ao Senhor em oração que cada um faça o que ache ser o certo pq assim ele mostrará o certo, não acredito que nossa missão seja julgar as pessoas por estarem cantando, eu acredito em um deus maior do que estas coisas e a missão dele tb é maior do que a competição do "crente mais certinho ou santinho" , tb concordo com a irmã acima o IDE do Senhor está aí é melhor obedecê-lo a ficar discutindo por coisas tolas, se agredindo, irmão contra irmão discutindo música de Parabéns e o pior se irando e proferindo palavras torpes , creio que ir contra seu irmão com ira e palavra torpe seja maldição muito pior." a boca fala daquilo que o coração está cheio" (MT 15:18)
" Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" ( João 3:17) Se o Senhor Jesus Cristo veio para salvar porque nós nos achamos no direito de condenar, julgar, criticar , ofender... Vamos abrir nossas bocas para falar de novidade de vida , vida essa em Cristo Jesus. Amém

mandy_nega disse...

Meu caro, há cerca de dois meses essa versão distorcida do famoso "ratimbum" invadiu minha casa, no meio do parabéns pra vc de meu filho de 06 anos, após um constrangimento desnecessário, acabamos por não cantar o ratimbum, porém não me conformei, porém acabei esquecendo de pesquisar, hj enfim lembrei e encontrei explicações muito mais centradas do que ã versão de que ratimbum seria amaldiçoado, parabéns pelos esclarecimentos. E que a banda toque ra tim bum!

Fabricio Cassaro disse...

Olá Amigos, eu sou ateu, não tenho crenças religiosas e nem de outros cunhos quaisquer.
Mas achei bem interessante essa discussão, pois para me dizer, ou melhor, me sentir ateu, realmente pesquisei e estudei algumas religiões e acho gratificante ver que existem pessoas que realmente vivem a religião como princípio, e que seguem os dogmas, e ver também, que existem outras que se enganam dia a dia, pois usam a fé como um remédio, simplesmente, para curar e para ganhar cada dia mais e mais, pensando somente em si!
Creio que as palavras não tem tanto poder quanto as intenções, não fosse assim, os homens não seriam enganados por palavras. Vê-se que a compreensão do homem mediante a força que as intenções tem, esbarram no problema de só saberem entender intenções, por meio de palavras. Estudam as palavras de Cristo, de Buda, de quem mais que tenha escrito algo, algum dia! E se esquecem da verdadeira intenção, que a pessoa, entidade ou espírito teve, ou tem! Entendo que proferir palavras não significa nada, visto que cada povo tem a sua língua e que cada um acredita ter palavras amaldiçoadas! Entendo que qualquer palavra pode ser amaldiçoada se assim desejarmos e que qualquer palavra pode ser dotada de energias positivas, de desejos bons!
Lembre-se que judas traiu Jesus com um beijo, um símbolo de afeto! Então, pensem antes de deixar de fazer coisas que já estão acostumadas, simplesmente por medo, pois o mal está nos pensamentos, nas intenções e não nos gestos e palavras. Se você canta com boas intenções é o que importa!

Creio que a intenção de quem criou esta lenda urbana, era justamente a de ver os arautos das religiões, os mais devotos e que geralmente corrompem a sua visualização do que o mundo é de fato, deixarem de cantar esta música que já faz parte do que nós somos, faz parte de nossa cultura, de nosso folclore!
E de fato estão conseguindo, ou seja, se vocês acreditam mesmo que exista um mal e um bem, que vivem lutando para dominar o mundo dos homens, hoje acho que o mal ganhou algumas pessoas, pois gerou o medo, e cultivou o ódio por algo, comum e inocente!
Como disse no início, sou ateu, e adoro ler essas histórias, que os homens inventam para corromper a crença de outros homens, ou para subjulgar seus pensamentos, e algumas vezes lucrar com isso!

É interessante que cada um, saiba de onde veio a sua igreja, como ela se formou, quais as idéias que levaram a surgir cada religião que existe. É fácil morar do lado de uma igreja evangélica, católica ou outra qualquer e se dizer daquela igreja, ou simplesmente ter nascido numa família que segue certos princípios e também seguir aqueles princípios, sejam eles éticos, religiosos ou simplesmente o time de futebol. Isso é muito fácil! O difícil é indagar, estudar, conhecer, ver como o homem se engana a todo tempo, e tirar suas próprias conclusões, mesmo que equivocadas. Poucos são os cérebros que funcionam, e por isso o dinheiro e o poder se concentram na mãos de alguns e o povo perece sobre sua própria ignorância e imobilidade de pensamento e ação.

A quem disser que sabe de onde sua religião veio, pense primeiro se essa informação, veio da bíblia ou do livro sagrado que circula dentro da sua igreja, das pessoas que passam as crenças, ou se foi uma pesquisa ampla em documentos históricos, desprovidos de intenções religiosas e neutros de opiniões.

Conhece-te a ti mesmo.

O mais importante, é que em tudo que fizeres, encontre o bem, e se sinta bem!

Abraços a todos!

Daniela disse...

A palavra de Deus diz: Nenhum mal me sucederá, nem praga alguma chegará a minha tenda... Vc imagina em tds os aniversários pedir para os convidados não cantarem a parte do ra-tim-bum?(coisa q eu fiz e paguei maior mico)teria que fazer uma pregação antes do parabéns,rsrs! O melhor a fazer é ler a palavra fazer uso dela e viver debaixo da sua proteção.

jeannebernardo disse...

AGORA, A TODOS QUE JÁ DESCOBRIRAM A VERDADE DESSA FARÇA DO INIMIGO, DIGO NO SENHOR, LIVRAI-VOS DA APARÊNCIA DO MAL. E AINDA, É TEMPO DE SE DELEITAR NO SENHOR E SE ABSTER DE TUDO O QUE NÃO TRÁS EDIFICAÇÃO. ABRAÇOS IRMÃOS QUERIDOS. A VOLTA DE CRITO ESTÁ BEM PRÓXIMA, NÃO VOS DETENHA NO CAMINHO DESSE MUNDO, ORAI SEM CESSAR, POIS O SENHOR JESUS JÁ VEM.
JEANNE BERNARDO

jose disse...

VERIFIQUEI A INFORMAÇÃO, PARABÉNS, VOCÊ É REALMENTE UM BOM EVANGÉLICO, NÃO É HIPÓCRITA. "CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ".
JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. A MENTIRA É DE SATANÁS.
OBRIGADO!

Emily Joice Silva Silveira disse...

As duas versoes tem sentidos porém eu creio que a intensao e o que importa... nao as palavras...

www.valeriamariano.wordpress.com disse...

Olha, tentei ler alguns comentários, mas fiquei com vergonha, de tanta tolice. Deus tenha misericórdia.
A palavra "parabéns" não é uma junção.
Então não posso dizer que meu filho tem "DIABEtes".

Camila disse...

As pessoas acham que tudo que existe no mundo é do capeta, td é do mal, procuram fundamentos onde não existem... O povo se perde por falta de conhecimento, vamos aprender a cultivar em nós a arte da dúvida, não vamoa aceitar tudo que publicado, td que nos é imposto... Não existe uma verdade absoluta, a não ser que Jesus Cristo é o Senhor e que a Bíblia é a palavra de Deus... Sejamos Cristão e não religiosos. Religião mata.

Anônimo disse...

legal

Johnson Silva disse...

Queridos... li muita coisa, mas não de pra ler tudo... sorry. Apenas queria dividir uma coisa com vcs.

Sou seguidor de Jesus e tenho a música como profissão. Através dessa profissão (q começou na Igreja) Deus tem me dado oportunidade de viajar pelo mundo, desde 1997, quando estive pela primeira vez em Dubai.

Depois disso passei muito tempo no Brasil.. em vários estados e cidades... e ha quase 4 anos voltei a viajar pelo mundo... passando pela Europa, Japão e HongKong. Estou em Dubai pela quarta vez.

Muito bem.. desculpem gastar o tempo de vcs, e me desculpem se passei a impressão de q "estou querendo mostrar meu curriculum" pq não é o caso.

Mas eu precisava deixar claro q graças a Deus, meu conhecimento, q é minúsculo, não se deve a internet.. pois apesar de eu ser um intenso pesquisador da web, tanto q vim parar aqui nesse blog.

Quero dizer q meu conhecimento é de causa. Pois bem. Dito isto, vamos ao q interessa.. rsrs.

Eu ja tinha ouvido falar dessa polêmica envolvendo o "Ra tim bum" e fiz o q vcs fizeram... pesquisei na NET... e cheguei a mesma conclusão q vcs.. ou seja... nenhuma... rsrs pelo menos em relação a essa palavra... pq creio q conclusão e certeza q realmente importa.. essa nós temos... q é a certeza q Jesus vai voltar.

Mas hj, conversei com um dos meus muuuitos amigos quenianos... conversei com um q conheço ha 3 anos.. e o tenho quase como um irmão. Quando eu mencionei a palavra "Ra tim bum".. ele abriu os olhos... tipo.. arregalando mesmo.. e não disse nada... antes q ele dissesse algo.. eu expliquei... pq achei q ele tava se assustando comigo... hehe... disse q tratava-se de uma tradição brasileira de declamar essa palavra depois de cantar os parabéns, etc, etc...

E falei da polêmica criada sobre essa palavra... e perguntei se isso tinho algo a ver com o diabo.

A resposta dele foi... "Ha tim pon significa invocar os demonios"

Isso pra mim ja foi suficiente, pra eu saber q tem algo errado ai. Mas isso não quer dizer q fiquei com medo ou nada parecido... pois sei q maior é o q está em nós. Mas eu não vou ensinar nem participar mais dessa tradição de invocar os demonios... mesmo q inconscientemente.

Vcs façam o q o Espirito Santo mandar vcs fazerem.

Deus abençoe a todos.

Johnson Silva
keybor@hotmail.com

Lidia López Acessórios disse...

Apoiado, Johnson Silva!!!!!
Enquanto se "perde o tempo" em ver qual das duas doutrinas é a verdadeira, muita gente se está perdendo a salvação....
Que importa se é verdadeira? que importa se é falsa?Por sim, ou por não, prefiro não cantar mais essa palavra...custa muito não cantá-la?
Não!!!!!
Vou aproveitar deixar o parabéns que cantam na minha igreja:
"parabéns para você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida, parabéns para você, nesta data, querida, se nasceste duas vezes...............duplamente feliz!"

Gy Marques disse...

Sei que esse post é antigo. Recebi esse email tão falado nesse post, e antes de repassar, decidi pesquisar a palavra. Sabia que não encontraria nenhum dado histórico facilmente, mas achei esse blog, que muito me interessou, e decidi comentar, não sobre o assunto, mas sobre a atitude de um cristão que não se limita. Pesquiso sempre um assunto quando duvio dele ou quando me deixa curiosa...Hábito que tds deveríamos ter antes de espalhar dúvidas.

IDPB-SC disse...

Olá, queridos irmãos recebi esse e-mail, falando da palavra ratimbum, ao meu ver não existe fonte que prove com 100% de certeza q ela é maldição ou não, depois q eu recebi, prefiro não usar mais, li num comentario aqui q os cristão estão dando muito credito ao diabo, acho q não é isso, mas vale resaltar que o diabo não é burro ele existe des da criação do mundo, e sempre esta tentando enganar o povo de Deus, ( as pessoas ja salvas ), por que as estão no mundo ja estão sob o seu dominio, estão não custa parar de usar, essa palavra, ela pode ser substituida por outra tipo, é big, é big, é hora, é hora de abençoar você fulano, viu não foi dificil, e ficou melhor, não precisa fazer uma grande revolusão para isso é só usar de sabedoria e disernimento que vem do céu da parte de Deus.
Espero ter ajudado.
Att. Andre!!!

IDPB-SC disse...

Olá, queridos irmãos recebi esse e-mail, falando da palavra ratimbum, ao meu ver não existe fonte que prove com 100% de certeza q ela é maldição ou não, depois q eu recebi, prefiro não usar mais, li num comentario aqui q os cristão estão dando muito credito ao diabo, acho q não é isso, mas vale resaltar que o diabo não é burro ele existe des da criação do mundo, e sempre esta tentando enganar o povo de Deus, ( as pessoas ja salvas ), por que as estão no mundo ja estão sob o seu dominio, estão não custa parar de usar, essa palavra, ela pode ser substituida por outra tipo, é big, é big, é hora, é hora de abençoar você fulano, viu não foi dificil, e ficou melhor, não precisa fazer uma grande revolusão para isso é só usar de sabedoria e disernimento que vem do céu da parte de Deus.
Espero ter ajudado.
Att. Andre!!!

Fábio disse...

Parabéns pelo Blog e pela imparcialidade!
As pessoas do nosso tempo preferem acreditar em superstições do que em coisas que realmente são fundamentais a vida do Homem!

Em João 8,32.Nos diz o Senhor: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ."

Obrigado!
Paz e Bem!

Kumiho disse...

Olá, boa noite.

Em primeiro lugar, meus sinceros votos de admiração ao autor do post. Não compactuo com sua fé cristã; sou aberta e assumidamente pagã, adoradora de outros deuses, e de uma linha espiritual completamente diferente. Mas admiro, de verdade, pessoas inteligentes - pessoas que carregam sua fé com consciência e inteligência. São essas que elevam as discussões a respeito de espiritualidade e melhoram a cada dia este mundo em que vivemos.

Por favor, que ninguém aqui venha me ter como mensageira do diabo ou algo assim. Não tenho a mínima intenção de arrastar ninguém para minha fé, e nem sequer acredito no diabo. Mas penso que "rá-tim-bum" nada tem a ver com invocações satânicas - até porque, de meus poucos conhecimentos sobre satanismo, não se fica amaldiçoando em antigo persa para se chamar um "mestre dos magos". Que, aliás, é mais uma personagem de um desenho muito famoso do que algo real. Minha primeira impressão ao ler o email na caixa de entrada foi de fanatismo e tolice sem nenhuma base fora uma cega euforia coletiva! Então evangélicos baianos não poderiam usar "oxe", uma exclamação disseminadíssima no estado, por ter relações com o orixá Xangô? Em nome do seu Deus, dos meus deuses, que é isso? Até onde sei, seu Deus não prega ignorância, fanatismo, cegueira. Abram os olhos que Ele lhes deu, meus caros, e busquem a informação antes de disseminar um pânico desnecessário!

Além do que, caros, seu Deus é poderoso. Ele há de lhes proteger daquilo que vocês não vêem; daquilo que, na condição de humanos, são incapazes de notar. Seu Pai amoroso não defenderia seus filhos inocentes de algo contra o qual não têm como se proteger, contra uma influência invisível e venenosa do Inimigo? Acreditem n'Ele antes de confiar em palavras num email, leiam seu livro sagrado para buscar respostas, e tenham fé! Tenham fé, e ela será seu escudo. Vocês se autoproclamam crentes, creiam! =)

Abraços de amor e bênçãos a todos, cristãos ou não; que seu Deus ilumine seus caminhos.

Thiago Santana disse...

Boa tarde Queridos!

Recebi essa matéria hoje e fui pesquisar, mesmo tendo já minha opinião formada e abençoada por Deus, assim creio. Se pararmos pra pensar em todas as palavras, dialétos, significados e frases vamos descobrir coisas assombrosas.Tenho certeza de que todoas aqui tem maturidade o suficiente e já viveu tempo suficiente também e teve a maravilhosa oportunidade de ter experiências com o Senhor Jesus..Queridos, nossa cultura, língua, palavras, dialétos é extremamente rica em vários lugares..Se pararmos pra analisar cada palavra veremos que ela pode nos apresentar vários significados aqui, fora do nosso estado, do nosso país, de nossa cultura..O que na verdade precisamos entender e crer é na intenção do nosso coração e em nossa capacidade de abençoar as pessoas..Deus sabe de todas as coisas e concerteza sabe a intenção do seu coração ao cantar com seu amigo, entequerido, conhecido ou irmão da igreja o famoso "Parábens pra você"..Vivemos num mundo onde estamos dando mais valor as obras de satanás, do que a de DEus.É de extrema importância que vigiamos, mas é de muito mais importância o que cremos e o que realmente devemos fazer..Queridos, se liguem na intenção do seu coração, pois é na sua intenção que Deus está olhando..Assim como Caim ofereceu o seu melhor legume, fruta do seu plantio, Deus enxergou e sentiu que a intenção do coração de caim não era boa..Existia apenas inveja, maldade,raiva..Que possamos dá mais valor ao que realmente nós queremos demonstrar e abençoar!!!

Jane Marie disse...

Parabéns pelo Blog.
Não sou evangélica, mas sou uma pessoa muito ligada em tudo que fala de Deus.
Fico muito indignada como pessoas que se dizem de Deus sejam tão preconceituosas.
Por isto, amei o teu blog...é isto aí...pesquisar a fonte, falar a verdade, não jogar palavras caluniosas ao vento...sem eira e sem beira, que acabam caindo em ouvidos despreparados e mentes perniciosas, que acabam gerar mais mal do nunca.
Muito bom Fabricio, que Deus te ilumine e sempre te dê este belo discernimento.
Vou acompanhar mais de perto o teu blog.
Com muito carinho.

Anônimo disse...

Eu simplesmente adorei este artigo sobre o "ratimbum".
Digo com toda sinceridade do mundo que o Brasil precisa é de pessoas como você no meio evangélico pra parar com esse fanatismo e acoação da crença das pessoas.
Um forte abraço e muito sucesso porque você realmente merece.

Vanessa Soares - Manaus,AM

Anônimo disse...

A justificativa sobre a história é tão ridícula quanto a "lenda".

Como voce mesmo citou: Como diz em Oséias 4:6, "O meu povo é destruído por falta de conhecimento".não seria a falta de conhecimento sobre o significado de RATIMBUM?

Esse negócio de esperar meia hora e pic pic...

Tarcila disse...

Bom, eu nao sou evangelica, mas tenho Deus como guia da minha vida. Felicito ao teólogo dono do blog por sua matéria tao imparcial. Realmente, acredita no que quiser, quem quiser, pra isso Deus nos deu livre arbitrio. Eu realmente acho que mta gente nao tem o que fazer da vida e adooora inventar coisa que causa polêmica (igual a historia que os americanos colocam a amazonia como parte do mapa deles - surreal a historia diga-se de passagem)e o pior de tudo são as pessoas nao terem o menor interesse em procurar saber sobre o assunto, ja disparam milhares de emails sobre, sem conhecer a veracidade da informaçao. A questao aqui nao é o ratimbum, ou o mapa que citei, ou a historia do filme que foi citado no blog, mas sim a falta do interesse de se informar. Ser CRENTE nao é simplesmente ouvir tudo que dizem, dar por verdade e sair apavorado por ai parando de cantar, ou de ver algo. Paralelo a religiao, a inteligencia tb deve ser trabalhada e fortalecida, afinal se Deus nos dá esse "poder" de discernimento e pensamento, pq jogá-lo fora e usar o dos outros?

Anônimo disse...

Pessoal,

Preguei muito tempo em igrejas em São Paulo e no interior, se formos generalizar então vamos longe.

Fim um estudo uma vez sobre Babilonia e me assustei muito, no etsudos as maiores fontes não eram evangélicas.

Resumindo, na Babilonia existia um deus chamado marduk que era o maioral e que tinha muitos outros nomes, se você realizar os estudos de todos esses nome vai chegar a muitas coisas modernas, como deus trovão (zeus), thor (quadrinhos), batman (cavaleiro das trevas), deus sol que tinha como simbolo a suástica, a mesma usada por Hitler. Existia uma outra deusa na Babilonia que tinha seus demônios, eles tinham diversas formas, como por exemplo sereias. Agora pergunto, quem nunca deixou seus filhos assistirem a pequena sereia? Quem não assisti ou nao deixa os filhos assitirem o batman? E os herois em quadrinhos? Quantos não fazem referência a Marduk ou Timat?

Isso foi somente para gerar um pensamento, se quiserem pesquisar, o google tem muita coisa sobre isso.

Se forem generalizar então terão que banir tudo o que identificarem como impuro.

Se forem banir tudo, então terão que viver em outro planeta, vender seus rádios, venderem suas televisões, deixarem de comprar brinquedos, evitar amizades com incrédulos, deixarem de comprarem várias marcas que são identificadas como se tivessem pacto com seitas religiosas, deixarão de levar seus filhos pra se divertirem nos parquinhos, deixarão de comprar alguns carros, deixarão de morar em algumas cidades (Como o Anhangabaú) e etc.

Lembro de Marcos 16:17 Pegarão em serpentes, e , se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum, e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão. Se eu tocar, ver ou ouvir algo, mesmo que seja realmente amaldiçoado (O que vemos todos os dias e existe em todas as novelas e filmes-traições, pornografia, sexo fora do casamento, traições, mortes, assassinatos, drogas, bebidas, cigarros e etc) não me fará dano algum, nem a mim nem a minha casa em nome de Jesus!

Pra terminar ainda vou ser mais chato, imagina, se tudo for contaminado, se em sua rua passar sempre um carro com funk alto, ou algum de seus vizinhos ouvir esse tipo d emúsica ou outra que não adore a Deus, você também irá mudar de casa/apartamento?

Prefiro continuar vivendo no Planeta Terra, sabendo que a Glória e o Poder de Deus está sobre a minha vida e sobre a sua também em nome de Jesus!!

Fiquem em paz e sejam todos abençoados em nome de Jesus!!!

cattan disse...

só encontrei variações na palavra ra tim bum em alguns idiomas que divergem do portugues




Significado da palavra

RA TIM BUM


EM:

Albanês-------------------- minha bunda caiu
Croata---------------------- ra o crescimento
Galês------------------------equipe Ra cinco
Indonésio-------------------eqipe bam ra
Lituano----------------------tim bum não
Maltês-----------------------equipe bum Ra
Romeno---------------------miss boom TIM
Vietnamita-----------------um coração vagabundo
por tanto fico neutro na analise da palavra
mas nao cantarei ja que impoe duvidas
rerererere hehehehe não sou tão idiota pra repetir sem saber o que éééééééééé...abraços
adorei os comentarios

Anônimo disse...

Se é ou não algo amaldiçoado, não sei.

Mas quem está com a verdade? Se alguém encontrou referencias verídicas ou não em algum livro, foi um homem que escreveu, a única verdade escrita é a Bíblia, o resto é o que cada homem acha que é.

Assim muitos acharão que é pura idiotice e muitos outros acharão que é coisa séria. Isso é o maravilhoso livre arbrítrio que recebemos de nosso Pai. Temos a liberade de acreditar no que quisermos, por isso eu não canto mais, prefiro cantar algo positivo e de mais conteúdo.

Paz.

Evelyn Cordeiro disse...

Pelo sim... pelo não... Vai saber!!! Não canto mais hahahahá!!!

Simone disse...

Sou evangélica e recebi este e-mail RATIMBUM de uma amiga não evangélica.
Fiquei surpresa, porque meu esposo e eu sempre tivemos muitas reservas quanto as muitas fábulas que se ouve no meio evangélico, acaba que vira um misticismo perigoso. Bem, enviei aos amigos e meu filho que não é evangélico (ainda) me respondeu esclarecendo tudo e me pedindo para tomar cuidado com este tipo de e-mail, que procurasse pesquisar antes de passar adiante. Vejo a mão de Deus nisso, sabe por que? Meu filho NUNCA respondeu a um e-mail meu, fiquei muito, muito surpresa mesmo quando vi que ele não apenas havia lido como também respondeu. Glória a Deus, porque Ele cuida dos seus, e sei que meus filhos fazem parte desta promessa! Aleluia! Mas a palavra de Deus também nos diz que: tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém e bem aventurado é o homem o qual não se condena naquilo que faz. Há que se pensar, sempre!

Simone disse...

Sou evangélica e recebi este e-mail RA TIM BUM de uma amiga não evangélica.
Fiquei surpresa, porque meu esposo e eu sempre tivemos muitas reservas quanto as muitas fábulas que se ouve no meio evangélico, acaba que vira um misticismo perigoso. Bem, enviei aos amigos e meu filho que não é evangélico (ainda) me respondeu esclarecendo tudo e me pedindo para tomar cuidado com este tipo de e-mail, que procurasse pesquisar antes de passar adiante. Vejo a mão de Deus nisso, sabe por que? Meu filho NUNCA respondeu a um e-mail meu, fiquei muito, muito surpresa mesmo quando vi que ele não apenas havia lido como também respondeu. Glória a Deus, porque Ele cuida dos seus, e sei que meus filhos fazem parte desta promessa! Aleluia! Mas a palavra de Deus também nos diz que: tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém e bem aventurado é o homem o qual não se condena naquilo que faz. Há que se pensar, sempre!

Anônimo disse...

Meu!!! Que tema cabeludo, mano! Um post acima menciona Oséias 4.6 (o povo é destruído por falta de conhecimento), e é bem isso que ocorre. Se não, vejamos: só no Brasil essa expressão é usada, entende-se que foi criada aqui. Teoricamente não tem nenhuma ligação com qualquer intenção maldosa, e segundo alguns, se tivesse não geraria efeito pois Deus os protege... É uma situação inquietante. Porém crendo ou não nos apontamentos acima, nos prós e contras, curioso continua sendo que justamente o Brasil, com tantas riquezas e capacidades, tanto brilho, ainda assim é essa bagunça desenfreada, temos sobrando a violência, pedofilia, drogas, traições, alcoolismo (que também é droga, claro), corrupção, desrespeito generalizado entre as pessoas, serviço público desacreditado... enfim, praticamente não tem como piorar. E coisas aparentemente bobas, como esse ratimbum, estão por todos os lados, falamos tanta tolice, e fica a questão: será mesmo que não há sutilezas infernais incrustradas nesses verbetes e trocadilhos??? Será???
Deus é quem nos condiciona o entendimento e a sabedoria, peçamos Dele essa benção!
Pr. Jonkarter.

cattan disse...

HOOOOOOOOO GLÓRRRIIIIIIIIAAAAAA
ALELUIIIIIIIIIIIAAAAAAAAAAAA
AMEN POR TANTOS COMENTARIOS
ASSIM VAMOS ACABAR SABENDO A VERDADE
SÓ ISSO IMPORTA
CONTINUEM POVO DE D_US

DOREEEEEEEEIIIIIIII
RSRSRSRSRSR

Anônimo disse...

Graça e paz!!!

Recbi este e-mail do ra tim bum hj e resolvi pesquisar então achei esta página...Olha parabéns pessoal, é isso mesmo, a gente tem que ser racional, só podemos amar de verdade o que conhecemos...Desculpe, não sei se algém já postou isso que vou postar, mas em todo caso lá vai. Certa vez li um artigo da pessoa (mulher) que criou o Parabéns pra vc, e ela disse isso mesmo, a questão da onomatopéia.....
Além do que os Druidas, eram de uma Sociedade pagã, nem havia cristianismo aquela época, então se eram pagãs como seriam satanistas?
E acidentes acontecem depois de casamentos, batizados, porque acidentes aocntecem mesmo..
E tem mais,,,como gostam de dar créditos e méritos a Lucifer,,,é uma coisa impressionante....Queridos, quando ele foi expludo do ceu, Deus disse para UM ÚNICO arcanjo que fizesse isso, não precisou de uma legião contra ele e nem nada disso, UM arcanjo resolveu, simples assim.....Temos que louvar ao Senhor, que agradecer ao Senhor e dar créditos pelas coisas a Jeova´e a Jesus e mais ninguém...
Luzia

Marcos Vilhena disse...

Parabéns pelo blog! Isso mostra que todos nós devemos nos informar sobre tudo o que ouvimos. Não sou evangélico mas creio em Deus como único ser digno de todo louvor!!! Espero que muitos evangélicos possam passar a ter atitudes como a sua e procurar pesquisar antes de repassar qualquer coisa! Fiquem com Deus!!!

Anônimo disse...

oLÁ AMIGOS,
VIM PARAR AQUI PESQUISANDO SOBRE ESSA PALAVRA PORQUE TIVE UMA EXPERIÊNCIA BASTANTE DESAGRADÁVEL ESSA SEMANA, EU AUMENTEI A GRADE DE CANAIS E JUNTO AO PACOTE VEIO A TV RA TIM BUM, MEUS FILHOS GOSTARAM DO CASTELO E DA ILHA , VIAM TODO DIA , EM 2 SEMANAS QUE O CANAL FICOU PASSANDO ELES MUDARAM O COMPORTAMENTO RADICALMENTE , ATÉ FUI CHAMADA NA ESCOLA , POIS O MEU DE 3 ANOS ESTAVA IRRECONHECÍVEL, ESSE FOI O ADJETIVO USADO PELA SUA PROFESSORA , QUE ME DISSE SEM RODEIOS QUE ELE ESTAVA COM PROBLEMA ESPIRITUAL, CONVERSAVA COM UM SER INVISÍVEL, BRINCAVA COM ESSE SER , NÃO INTERAGINDO COM NENHUM COLEGUINHA , EU PENSEI EM ALGO QUE TIVESSE SIDO DIFERENTE NESSAS SEMANAS E ME VEIO A MENTE ESSE CANAL , ELA ME DISSE QUE ERA AMALDIÇOADO, RESUMINDO, EU O LEVEI A IGREJA, O PASTOR SEM EU FALAR NADA , QUANDO FUI A FRENTE DO PÚLPITO COM MEU FILHO RECEBER A ORAÇÃO, ESTENDEU A MÃO SOBRE ELE , REPREENDEU E O MEU FILHO COMEÇOU A CHORAR, O PASTOR O UNGIU E DISSE , ELE ESTAVA SENDO ATORMENTADO POR UM DEMÔNIO,NO DIA SEGUINTE ELE FOI A ESCOLA E VOLTOU A SER O MESMO DE SEMPRE...EU SOU UMA PESSOA BASTANTE CENTRADA ,MAS VOU ORAR E BLOQUEAR O CANAL, AS COISAS ESPIRITUAIS EXISTEM , E ESSA EXPERIÊNCIA ME DEIXOU ALERTA PARA ANALISAR PONTOS DE CONTATO COM ESPÍRITOS TREVOSOS QUE SEM SABERMOS, ESTÃO NA NOSSA CASA, NA VIDA DA NOSSA FAMÍLIA, A RENOVAÇÃO DA NOSSA MENTE COMO NOSSO SENHOR DIZ,PRECISA SER TESTIFICADA PELO ESPÍRITO SANTO , POIS AS PESSOAS ACHAM QUE PENSAR CERTAS COISAS É DEMODE , FANATISMO, EU HJ VEJO POR OUTRO LADO,MINHA ORAÇÃO É QUE O SENHOR NOS DE REVELAÇÃO DO QUE VEM OU NÃO DA PARTE DE DEUS , EU VOU CONTINUAR A DIVIDIR COM VC´S SOBRE ESSA SITUAÇÃO, POR ENQUANTO ACREDITO EM MALDIÇÃO, PELA MINHA VIVÊNCIA ESSA SEMANA. FIQUEM NA PAZ

marcos disse...

LINDO O DEPOIMENTO DESTA MAE QUE TEVE SEU FILHO RADICALMENTE MUDADO EM UMA SEMANA OU TRES DIAS POR ESTAR ASSISTINDO AL GO QUE MODIFICA ,AS VIDAS,ISTO ACONTECE NAS CASAS E NEM SEMPRE AS MAES OU PAIS DÃO VALOR A ESTAS MUDANÇAS SEI QUE REALMENTE MODIFICA AS CRIANÇAS AS QUAIS SÃO MAIS FACEIS E DESPROTEGIDAS ,OBSS:EXISTEM QUADROS DE PINTURAS QUE SÃO ETERNAMENTE PIORES EU JA PASSEI POR ISSO (QUADRO DE PINTURAS)MAS ISSO FICA PARA SER DITO MAIS TARDE EM OUTRA OPORTUNIDADE.MUITAS FELICIDADES MUITOS ANOS DE VIDA,É HORA ,É HORA ,É HORA SALVE JESUUUUUUUUUSSS.
NA SUA VIDA......PODEMOS ESCOLHER ENTÃO VAMOS MUDAR ESTA ISSO
ABRAÇOS NAO DEIXE DE COMENTAR ISSO FAZ PARTE PRA PODER MUDAR
AAAAAAA...CUIDAO AO VOTAR
TEM GENTE PIOR QUE RARRA TIMMM.... QUERENDO SEU VOTO PESQUISE TAMBEM SEU VOTA VAI TENTAR MUDAR O PAÍS
ABRAÇOS
MARCOS

BLOG LEX disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cattan33 disse...

olha pessoal estou adorando estes comentarios
são sinais de sabedoria
só podemos aprender lendo e pesquizando

então

vamos continuar
toda a opinião é valiosa

então vamos aprender
1 abraço
gloriiiiiiiiaaaaaa
aaalllleeeeeeeeellllluuuuuuuiiiiaaaamen................
D_US nos abencôe abundantemente

cattan33 disse...

file:///C:/Documents%20and%20Settings/Usuario/Meus%20documentos/Downloads/Amor_770911175_amor077. gifs

assembleiabelem disse...

Pessoal eu sou pesquisador da internet, minha vida é fazer pesquisa e descobrir segredos eu descobri o que significa RA-TIM-BUM, entre em meu forum, essa palavra é o que vcs não imagina, entre em meu forum, veja o link

http://assembleiabelem.br22.com/superforun/index.php?topic=9539.msg9715#msg9715

SITE DO FORUM www.assembleiabelem.br22.com

Ideias Fresquinhas disse...

Primeiramente quero dizer que sua matéria consegue esclarecer ou pelo menos fazer refletir os menos afortunados de raciocínio. Não sou evangélico e no geral, disse apenas no geral, o evangélico consegue gerar em mim um profundo asco. Não atribua isto ao demônio ou questão pessoal, mas isso acontece simplesmente porque devido a episódios de delírio coletivo feito este me armo de um preconceito que em 90% dos casos procede, de que eu vou conversar com uma pessoa ignorante. Obrigado por me fazer acreditar por mais um dia que seja que posso tecer uma boa conversa com um religioso do seu segmento. A troca de ideias nos faz crescer como humanidade. Eu até poderia falar dos efeitos nocivos para sua comunidade em questões sociais relacionais ou econômicas, mas me limito a fazer uma pergunta retórica para os que ainda dão crédito a uma bobagem de causar risos feito essa: Se todos estão amaldiçoados pelo encanto de RA TIM BUM, porque morrem tão tarde e seus negócios prosperam? hahaha.

OBS: Tem um cidadão que tem mais dificuldades de escrita que uma criança do ensino fundamental que postou link para uma pesquisa "inteligente" nos comentários. Apague... A imbecilidade prolifera mais rápido que coelho.

mauricio Roberto disse...

Eu li todos os comentarios e quase fui convencido de que nao teria nenhum problema,mas pensem comigo: Então qual o motivo do nome do programa Castelo Ratimbum? Seria "Castelo com sons de caixas,pratos e bumbos"? Acho que não,porque o castelo sa tv contem,bruxas e magias,e esse "Ratimbum" deve ter algo de malignidade!Somos todos livres para fazermos o que quisermos e o que bem entendermos,mas a palavra de Deus diz que o mundo é do maligno e diz tambem que no final dos tempos até os escolidos seriam enganados!
Então como filhos de Deus é melhor tomarmos cuidado com o que dizemos!!!!!
Fiquem todos com Deus

Ideias Fresquinhas disse...

E se fosse shazam ou pirlimpimpim tu também ia acreditar, Mauricio Roberto? Vou fazer um com abre-te sézamo e vocês evangélicos que infelizmente dificilmente cursam o ensino médio vão acreditar.

Companheiro, pare você para raciocinar! Evangélico virou sinônimo pra burro, não que eu ligue, fico com vergonha pelos meus parentes que o são. Uma propaganda viral dessas tem nome e endereço: Isso é obra das próprias emissoras evangélicas que fazem de tudo pra vender exclusivamente os próprios produtos. Se eu convencer meia dúzia de retardados que a Xuxa é o satã e solta raios pelos olhos e fogo do traseiro é muito mais fácil vender Aline Barros. Pensem com o bolso. Raciocinem uma só vez na vida. (Isso foi só um exemplo, a Xuxa realmente solta raios dos olhos, quando eu vou na casa dela ela faz pipoca assim)

Anônimo disse...

Querido Maurício, você postou que o mundo é do malígno. Mas como, se foi Deus quem criou o mundo! A frase correta é: o mundo jaz no maligno!!!

Anônimo disse...

Ai , Ai, como existem pessoas que não tem o que fazer e ficam agredindo os evangélicos gratuitamente, deveriam ler a bíblia e saber que TODOS sem excessão darão conta de cada palavra dita ou escrita ou pensada ao SENHOR, independente de suas crenças ou convicções...quanto a palavra aqui colocada para análise, respeito cada comentário colocado sobre ela, e acho que cada um tendo sua experiência com o referido tema , tem liberdade para expressar e agir de acordo com aquilo que vive e experimenta da parte de DEUS que faz com que se revele coisas ocultas espirituais de acordo com a busca de cada indivíduo, parabéns a essa mãe que testemunhou um fato tão particular e colocou a cara a tapa para que outras pessoas possam pedir orientação a JESUS sobre esse assunto,
Graça e Paz

Anônimo disse...

PARABÉNS pelo esclarecimento ! Não sou evangelica e estou simplesmente encantada pelos seus comentários e esclarecimentos !

Terezinha disse...

Que a Graça e a Paz de DEUS, estejam com todos!

Em relação à polêmica sobre o RATIMBUM, só tenho a acrescentar que se você ´crê em DEUS e se entregou a Ele de todo o seu coração, e sabe que Ele te sonda, Ele te conhece, então, não é preciso estas preocupações tolas, pois o que vc. deseja em seu coração DEUS,é só isso que importa pra DEUS. Se ao cantar vc. está desejando o bem, então é isso que será.......se DEUS tem poder de transformar veneno em alimento...então, irmão continuem apenas desejando o bem, que DEUS se agradará de nossos desejos e os realizará.
Seja felizes, sob as Graças do Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Júnior disse...

Parabéns pelo texto! É raro encontrar um evangélico com essa visão, pelo menos os que eu conheço parece que são cegos ou tem preguiça de pensar! Temos que examinar bem direitinho o que as pessoas dizem para sabermos se é verdade msm e se concordamos ou não.

Anônimo disse...

Parabéns JOvens livres e Temarina pela sabedoria ... vcs foram mais sábios que o prórpio Fabricio Q nao teve resposta concreta do assunto ..se foi pra dar ibope de comentario ele ganhou, mas a opiniãO fico com as de vcs ...
Deus abençoe pela sabedoria

prefirO nao cantar!

Becca e vagner disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Becca e vagner disse...

"Não estamos deliberadamente pecando contra Deus, se houver algum mal nisto o Senhor nos irá livrar dele..."



ACREDITO QUE SE VC ACREDITA NISSO DE MALDIÇÃO DESSA PALAVRA É MELHOR MESMO Q NEM CANTE,PQ INCOSCIENTEMENTE VC ESTARÁ COLOCANDO SOBRE A PESSOAS PENSAMENTOS NEGATIVOS..
MAS SE VC N ACREDITA EM NDA DISSO...OUUUUUUUUUU EM DEUS QUE ESTÁ ACIMA DE TUDO,NEM LIGUE PRA ESSA PALAVRA...PQ DEUS ESTA NO CONTROLE DE TUDO E SÓ ELE CONHECE O NOSSO CORAÇÃO E ELE SABERÁ QUE ESTAREMOS CANTANDO PRA FELICTAR A PESSOA E NÃO AMALDIÇOAR...AFINAL AS PALAVRAS TEM PODER,QND ELA PRA NÓS FAZ SENTIDO...
É CMO DIZ A ORAÇÃO "e livrai-nos do mal,amem!"

Bjs!

Beto disse...

Recebi agora, e a primeira coisa q fiz foi justamente dar a cesar o q é de cesar e a DEUS o q é de DEUS....
vim procurar explicações mais Plausíveis sobre essa colocação de ratimbum... não foi atoa... e DEUS me encaminhou até essa bela msg, fico grato por estar na mesma linha de pensamentos buscando resolução pras coisas sem querer julgar, mas esclarecer... concordo sim com sua maneira de buscar o conhecimento coisas q muitos não fazem ... um abração fica com DEUS

Ubaldino Molina disse...

Qual é o Deus em que confiamos? Não é possível que alguem, que confia no poder de Deus e da sua palavra, acredite numa mitologia tão ridicula, tão pequena.
Ou não confia em Deus,ou está procurando um motivo para criticar as pessoas e não cumprir os mandamentos do nosso verdadeiro pai

Anônimo disse...

Caro irmão, sou calolica apostolica romana , o que não me emmpede de admirar seu blog, afinal temos o mesmo proposito. Hoje quando meu filho chegou do colegio me contou a primeira versão citada, acreditando é logico, pois um amigo tinha o alertado. conhecendo o assunto e tendo o conhecimento do seu blo, apenas disse a ele que pesquisasse este assunto, então ele achou a primeira versão e veio logo me afirmando , então disse: continue pesquisando meu filho existe várias materias sobre este assunto. Até que ele chegou a seu blog, e refletiu sobre a importancia da informação, da pesquisa ampliada e de não se deixar levar apenas porque a informação veio de um amigo, aproveitei para lembrálo que o computador que dei a ele não serve só para acessar sites de relacionamento e jogar. Agreço a vc por ter me dar a chance de dar um exemplo concreto ao meu filho de importancia da informação.
Angela Lopes

Cerimonialista Malise Kroth disse...

Olá! Sou Cristã católica e achei a explicação do irmão, perfeita! E a quem prefere continuar acreditando numa possível maldição escondida numa inocência palavra com teor infantil, digo que, Deus é grande demais, poderoso demais, Ele é a própria sabedoria para se incomodar com nossas canções de aniversário. Será que acham mesmo que Deus vai amaldiçoar o que faz nossa ignorância? A bem da verdade Deus deve estar é rindo muito das nossas crendices e supertições, somos crianças por vêzes ingênuas para Ele e por vezes muito malcriadas... Mas Ele é Pai, sabe tudo e a Ele compete abençoar ou amaldiçoar. Devemos tomar mais cuidado com nossas ações, pensamentos,egoísmo, avareza, etc... isso sim poderá ser um problemão para nós! Vou continuar cantando parabens para os meus filhos, pois meu coração de mãe os abençoa constantemente, é esta a intenção que tenho no meu coração, é isto que vale para Deus. Fiquem com o amor e a paz de Deus.

Anônimo disse...

Só queria entender porque tanto tempo perdido com algo tão insignificante, visto que esta palavra não consta na lingua portuguesa

Alice disse...

Sinceramente... eu acho que, muito mais do que o SIGNIFICADO ORIGINAL da palavra, o efeito daquilo que se diz depende, na verdade, da intenção da pessoa, do tipo de pensamento que se dirige a alguem ou alguma coisa, do que você deseja e espera que aconteça. Cantando "ratimbum" no final dos "parabéns" ou não, a intenção das pessoas é de que aquilo seja um tipo de benção, e não de maldição. O uso das palavras é mera convenção, é simplesmente um jeito de se comunicar, um simples código para se referir a determinado valor... não é a palavra em si que causa efeitos, mas sim os pensamentos e inclinações por detrás delas.
Existe uma INFINIDADE de palavras, utilizadas todos os dias por todos nós, que tiveram seu significado original completamente modificado com o passar do tempo. Não é por isso que deixamos de usá-las, não é verdade? E não é por isso que a ideia deixou de ser passada, que a comunicação foi impedida, que o significado pretendido com o uso do vocábulo não foi atingido. Você não sai por aí procurando a origem de todas as palavras para utilizá-las conforme seu significado original... ou sai? Você simplesmente se utiliza delas para transmitir uma ideia, seja essa ideia original da palavra ou não.
As pessoas deveriam se preocupar com pensamentos, intenções e valores em vez de perder tempo discutindo a utilização de um termo ou outro e seu remoto e obsoleto significado de sabe-se lá onde, sabe-se lá em qual época.

Francyelle disse...

Parabéns pela matéria. Sou Budista, mas tenho imenso respeito por todas as religiões que pregam o bem, que buscam o bem. Não devemos nunca aceitar algo cegamente, sem buscar as fontes e os verdadeiros significados. Não há porque colocar maldade onde não existe. E muitas vezes a maldade está em quem a vê. Parabéns pela lucidez e pelo respeito às diferentes formas de pensar, já que nem todos adimitem mais esta Lenda Urbana. Abraço a todos. Paz e luz. Francyelle

Anônimo disse...

alguem pode me responder uma coisa: para quantos aniversarios natalicios Jesus Cristo foi?
e em que situação aparece uma festa de aniversário no Novo Testamento?
o que foi servido em uma bandeja nesta festa??
Podem fazer suas pesquisas, não precisa ir muito longe não.. olhem os evangelhos.
abraço e raciocinem.

elineiaxavier.mix disse...

prestem atencäo nos personagens,do episodio Castelo Ra-Tim-Bum,e em seus nomes,todo cuidado é pouco,colocam figuras sombrias para educar criancas.

Anônimo disse...

Parabéns! Fiquei muito impressionada com seu senso crítico, Fabrício. Pois, você não se deixa influenciar pelos dogmas criados em qualquer religião. Sou espirita, e assim como você, busco o conhecimento pelo meu próprio esforço. Somos seres pensantes e é isso que nos difere dos outros seres vivos. Fomos criados para o bem, o mal só existe se assim o queremos.
Muita luz para você!
Serei mais uma visitante assídua deste blog iluminado pela razão e pelo amor em Cristo e nosso PAI.

isabela disse...

A Paz irmãos ! em relação a o ratimbum ,em vez de cantar isso podemos cantar assim :
é benção é benção é benção sobre benção , é graça é graça é graça sobre graça de Jesus e o nome da pessoa .
ai vai uma sugestão , eu ja canto assim e acheilegal comentar pra vcs !
Bjs fiquem com Deus !

Anônimo disse...

Vivendo e aprendendo. Eu pensava já ter ouvido toda a sorte de lendas e contos urbanos, mas sempre há tempo de aprender mais uma. E devo admitir: a criatividade do povo é grande. Fico pensando o que leva uma pessoa a inventar uma história dessas - como a que vou contar. Acredito que é a necessidade de ser o centro das atenções por algum momento. Afinal, se você sabe algo obscuro, desconhecido, será o chamariz dessa intrigante conversa, por mais baboseira que isso seja.
Durante uma festa de aniversário neste final de semana, no momento em que o aniversariante se preparava para assoprar as velinhas e cortar o bolo, antes do tradicional parabéns, uma pessoa se pronunciou - em voz alta -, e instruiu os convidados a não cantarem o "Ra-Tim-Bum" do tradicional "Parabéns a Você", pois alegou que essa frase vinha da Grécia Antiga e significaria "Seja Infeliz Para Sempre". Em meio a muitas caras com pontos de interrogação, ninguém contestou - afinal, ninguém quer estragar uma festa - e nada que uma pequena confusão no final da cantoria, já gritando o nome do aniversariante - resolvesse a situação.
Essa curiosidade tenha saido da minha cabeça. Minha curiosidade me fez começar uma cruzada para descobrir sobre "Ra-Tim-Bum", o código do demônio.
Em uma pesquisa inicial a primeira surpresa: a lenda urbana não é nova, já tem um bom tempo e muitos acreditam nisso. Existem algumas variantes sobre a mensagem, como "Amaldiçoado, Amaldiçoado está" ou coisas do gênero. Tem pessoas que acham até se tratar de um "grito de guerra", ou - a explicação mais estapafúrdia que eu achei, com bases "históricas" que você não encontra como referência em lugar nenhum - diz que era "uma palavra mágica utilizada pelos persas na idade média durante rituais satânicos, e quando dita ao contrário, realizava os pedidos de quem pronunciou" (acho que quem disse isso tava zoando, mas ficou legal, mesmo assim).
Voltando à teoria da pessoa que afirmou se tratar de uma sentença grega, apesar de não ser grego, sei que no grego antigo a sílaba "Bum" não existia. Não sei as demais, mas sei que a sonoridade do "Bum" não tinha este sentido. Se você pensou em palavras como "Curriculum", "Alditorium" ou algo assim, isso é latim e não grego. Mesmo assim, nenhum "Bum".
Lembrei até do cara que dizia "Rá" e ressucitava passarinhos (lembrei: Thomas Green Morton).
Levando em consideração os fatos históricos, "Parabéns a você" é uma adaptação do original inglês "Happy Birthday", que por sua vez deve ter sido uma adaptação de alguma outra lingua - que não vou pesquisar agora, mas já está anotado "descobrir de onde veio o "Parabéns" -, mas o ponto que gostaria de levantar é que a versão original em inglês, que com certeza gerou a nossa - não possui o Ra-Tim-Bum. Estranho, não ? Na verdade não, mas é só pra criar um clima.
Vamos aos finalmente: "Ra-Tim-Bum" é uma onomatopéia. Para quem não sabe, uma onomatopéia é quando representamos com palavras sons de objetos, batidas e afins. Os leitores de gibi estão mais acostumados com onomatopéias. No caso de "Ra-Tim-Bum" representa o som de um tambor, uma percurssão, pois indica o fim da cantoria e o inicio da gritaria do nome do homenageado. Fantástico, não? Na verdade não, mas é só para tornar um assunto desinteressante em algum supostamente interessante. Agora interessante mesmo é saber porque motivo alguém inventaria uma coisa dessas. Provavelmente é alguém que nunca teve uma festa de aniversário, e a dor disso fez com que a lenda nascesse e ainda hoje povoa a mente de algumas pessoas.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 291   Recentes› Mais recentes»