"PAZ, SE POSSÍVEL. VERDADE A QUALQUER CUSTO." (MARTINHO LUTERO)

domingo, 10 de maio de 2009

Igreja Primitiva: Perseverança na Oração


Dos pilares da igreja (Palavra, Comunhão, adoração, contribuição e oração) resolvi falar hoje deste último – O pilar da Oração que sustenta a igreja do Senhor.

Igreja Primitiva: Perseverança na Oração

E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.
Atos dos Apóstolos 2:46

1. Lucas indica para nós que a oração era um forte pilar da igreja primitiva e era o motivo para o Espírito Santo atuar na igreja

• E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Atos dos Apóstolos 2:42

2. Orar é: Falar com Deus e também ouvi-lo pela sensibilidade do Espírito Santo.


3. Ele se manifesta de uma forma gloriosa e magnífica sobre aqueles que tem prazer de estar com Ele.


4. Quando oramos, estamos falando em nome de Jesus, pois é este nome é tão poderoso que é Ele quem autentica nossas palavras diante do Pai.

• E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Atos dos Apóstolos 4.12
5. Referente a vida de oração dos cristãos da igreja primitiva, separei dentre tantos, alguns relatos bíblicos:

• Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
Atos dos Apóstolos 1.14

• E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Atos dos Apóstolos 2.42

• E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Atos dos Apóstolos 4.31
6. Geralmente, os líderes protestantes brasileiros, em sua maioria não gastam mas do que 30 minutos de oração por dia.

1. Tudo o que a igreja primitiva fazia estava debaixo pela oração como por exemplo:

a) A escolha de Matias como apóstolo
E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse: Homem irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério. Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue. Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, Tome outro o seu bispado. É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição. E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.
Atos dos Apóstolos 1.15-26

b) Pelo batismo com o Espírito Santo
E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Atos dos Apóstolos 2.1-4

8. Aquele que ora deseja invadir o Impossível, ama as grandezas da glória do Senhor.

• Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
Jeremias 33.3

9. O Apóstolo São Paulo e seu companheiro de evangelismo, Silas, só foram libertos da prisão pelo poder das suas orações e de seus irmãos.

• E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
Atos dos Apóstolos 16.25

Se quisermos viver uma vida santa, cheia do mover de Deus, ser batizados, renovados, presenciar milagres e curas, nós precisamos ser como a igreja do 1º século, perseverando também em oração.

Um comentário:

Anônimo disse...

Is there anymore information you can give on this subject. It answers a lot of my questions but there is still more info I need. I will drop you an email if I can find it. Never mind I will just use the contact form. Hopefully you can help me further.

- Robson